Global Exhibitions Day 2020 – Dia de comemoração e lembrar que a luta continua

Anúncio

Hoje é o Global Exhibitions Day (GED), dia em que associações, profissionais e empresas do setor – do mundo todo – celebram a indústria de feiras e eventos. Milhares de postagens, twittadas, vídeos e webinars se espalham pelas redes – atualmente a única forma possível de se “reunir” e comemorar.

A COVID-19 ceifou milhares de vidas. São histórias que não voltam mais. Mas além de mortes  – principal efeito negativo – a pandemia devastou o setor de feiras de negócios e eventos no mundo inteiro. Milhares (talvez milhões?) de empregos foram perdidos, salários reduzidos, empresas quebraram. No Brasil não foi diferente. Sem ajuda governamental devida ao setor, a situação fica a cada dia mais delicada.

Mas então não vamos comemorar? Vamos. Mas talvez hoje, em que todos os olhos estão focados no segmento, seja o momento de iniciar um barulho maior sobre a importância e relevância que o setor de eventos de negócios – sobretudo as feiras de negócios – têm para reativar a economia no momento pós pandemia. Um primeiro movimento foi dado, conforme noticiamos hoje, para que as feiras recebem um tratamento diferenciado dada sua importância.

No Brasil a cadeia produtiva do setor representa 160 mil empregos no estado de São Paulo, além da ativação de negócios em chão de fábrica de todo o país, com milhares e milhares de empregos.  As feiras e eventos de negócios geram valores na ponta de mais de R$300 bilhões em negócios no estado de São Paulo, induzindo o consumo interno e exportações, projetando valor nacional da ordem de R$1 trilhão de reais. Focando todo o setor de eventos, são 25 milhões de empregos diretos e indiretos e um impacto econômico de cerca de 936 bilhões de reais.

Anúncio

Então claro, comemoremos. Afinal somos sobreviventes de um setor que sempre ficou a margem da agenda política e econômica brasileira. Mas que as postagens, vídeos e ações sigam em frente. Não apenas pela volta dos eventos – que tem que ser realizada de maneira segura e de acordo com as orientações de saúde – mas pelo reconhecimento do seu real valor para o país.

Um grande GED 2020 a todos. São os votos do Grupo Radar & TV, certos que a luta só está começando.

A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.
Eduardo Galeano