GLOCAL Experience será realizado de 9 a 17 de julho com importantes debates

Anúncio

Entre os dias 09 e 17 de julho se realiza a GLOCAL Experience, na Marina da Glória, evento que discutirá experiências e propostas com foco nos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU até 2030.

O evento reunirá, durante 9 dias, lideranças locais e globais, governantes, empreendedores e representantes de empresas, instituições, da academia e da sociedade civil.

A programação contará com intervenções artísticas e culturais, música, cinema, tecnologia e espaços de discussões.

A GLOCAL Experience é uma iniciativa da Dream Factory, com co-realização da Editora Globo e os parceiros oficiais de mídia O GLOBO, Valor Econômico, Extra e CBN.

Anúncio

A GLOCAL Experience continuará suas atividades ao longo dos próximos anos, atuando como um laboratório de inovação social.

Ou seja, a GLOCAL Experience é um projeto perene, que será realizado, no mínimo, até dezembro de 2030 em ciclos anuais, com atividades mensais que unirá arte, cultura tecnologia e conteúdo.

“Queremos estimular algumas reflexões: O que posso mudar na minha vida para contribuir com o planeta? Qual é o meu papel na construção do mundo que desejo viver? Como posso influenciar os meus pares?” O que podemos fazer hoje?”, explica Rodrigo Cordeiro, diretor-geral do evento.

A direção de conteúdo da GLOCAL Experience é da ANDARA, empresa de Denise Chaer, empreendedora criativa especializada em ações que geram impacto positivo na sociedade.

A moderação da escuta social ficará a cargo da REOS Partners, organização internacional com mais de 30 anos de atuação na solução de questões urgentes da sociedade.

A empresa é comandada por Adam Kahane, conhecido por seu papel decisivo nas negociações do Apartheid, na África do Sul.

A edição de julho da GLOCAL Experience se realiza por meio da Expo, da Conferência e é quando terá início ao processo de Escuta Social.

O painel de abertura da Conferência, em 13 de julho, terá a participação de Adam Kahane, reconhecido como um dos principais líderes contemporâneos de conflitos de processos de paz e união entre nações e povos.

Ao seu lado estará Ilona Szabó, cientista social brasileira e empreendedora cívica, fundadora do Instituto Igarapé, em 2011, e integrante do Conselho Consultivo de Alto Nível do Secretário-Geral da ONU sobre multilateralismo eficiente.

Os temas estão divididos em quatro áreas fundamentais: Água, Clima, Energia e Resíduos.

Entre as áreas do Pavilhão e Promenade da Marina da Glória estarão instalados 17 cubos em larga escala representando cada um dos ODS.

Medindo 2,5 metros cada, terão uma das faces grafitadas ao vivo (live painting) ao longo dos dias de programação do evento.

Para chamar atenção sobre a questão de gestão de resíduos e reciclagem, o espaço será também tomado pela “Onda de Resíduos”, instalação que remete a uma onda do mar composta de materiais reciclados e imitando as tonalidades azuis/verdes e brancas das ondas, com três metros de altura.

A Arena de Diálogos terá, todos os dias, um debate trazendo desafios diários de setores ligados a toda sociedade e exemplos de transformação e superação.

Os visitantes da Expo irão encontrar ainda, passeando pelo espaço, o Homem Refluxo, performance do artista Peri Pane.

Para conscientizar as pessoas sobre a produção de lixo, ele carrega colado a seu corpo materiais descartados que podem ser reciclados.

Também estará presente o Homem Sustentável, personagem do performer Francesco D´Avila, que carrega em seu corpo um “Objeto Sustentável”, um mecanismo de produção de oxigênio construído com um pote médio de vidro com uma planta, terra e uma garrafa que libera sistematicamente gotas de água.

A performance quer provocar uma reflexão sobre o impacto provocado pelo homem na natureza.

A programação vai contar também com agenda de shows. Já estão confirmados:

– Cantora Brisa Flow que mistura rap com cantos ancestrais, jazz, eletrônico e neo/soul;

– O líder espiritual Txaná Ikakuru, presidente da organização sem fins lucrativos Instituto Yube Inu;

– O cantor e compositor Marcelo Jeneci; a cantora trans indicada do Grammy Latino, Assucena Assucena;

– O cantor Caio Prado.

A agenda também terá performance e oficina da artista plástica e poeta Mana Bernardes e performance e slam com Kimani.

PROGRAMAÇÃO DA EXPO COM ATIVIDADES PARA TODA A FAMÍLIA

Para incentivar a participação de jovens e crianças acontecerão oficinas de horta caseira, de mosaico utilizando microlixo como matéria prima, e de tintas naturais, que conta com elementos da natureza na composição.

Levando as ações da GLOCAL Experience para o céu, durante a noite acontecerá uma ação com drones, que formarão com suas luzes mensagens e reflexões sobre questões ligadas à água.

Haverá ainda o Cinema, com a exibição de nove filmes, seguidos de debates nos fins de semana, realizado em parceria com a Maria Farinha Filmes.

Todo o conteúdo do evento estará disponível em plataforma online e nas redes sociais.

As discussões e debates seguem até o final de 2022, quando se encerra o primeiro ciclo da GLOCAL Experience com a definição de três pactos de convergência de ação envolvendo todos os setores, visando reintegrar e reimaginar territórios rumo a 2030.

A GLOCAL Experience é um projeto integrante da Agenda RIO 2030, conta ainda com os apoios do Governo do Estado do Rio de Janeiro, da Prefeitura do Rio, do Instituto Igarapé, do Instituto Água Sustentável tendo a Águas do Rio como patrocinadora.