“GO LIVE Brasil – Juntos pelos Eventos” apresenta protocolo sugerido para a retomada da indústria de eventos no Brasil

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O “GO LIVE Brasil – Juntos pelos Eventos” reuniu espontaneamente líderes de todo o  ecossistema de eventos para ajudar a produzir ações governamentais locais, estaduais e federais que não apenas serão críticas para colocar milhões de pessoas de volta ao trabalho, mas também para ajudar no combate da pandemia.

Além disso, toda recuperação no setor de eventos levará a investimentos e incrementos em viagens, hotéis, restaurantes, shopping centres, entretenimento e atividades culturais, apoiando a retomada de negócios de vários setores das comunidades também dizimados pelo COVID-19.

O documento foi elaborado por 23 profissionais que, juntos, reúnem 532 anos de experiência no setor: Alexandre Mutran, Alexis Thuller Pagliarini, Antonio Brito, Daiana Moura, Elza Tsumori, Fátima Facuri, Juan Pablo De Vera, Leila Bueno, Libia Macedo, Marcel Marostica, Marcello Baranowsky, Ormene Dorneles, Osnei Augusto, Paulo Octavio (P.O), Regina Silva, Ricardo Dias, Rodrigo Cordeiro, Sandra Keese, Sergio Junqueira Arantes, Sérgio Takao Sato, Tonico Novaes, Vanessa Martin e Wilson Ferreira Junior.

Confira alguns pontos e protocolos sugeridos:

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Salas da Organização, CAEX, Secretarias, Salas de Imprensa e de Salas de Apoio ao Evento

Aprimoramento do layout das mesas para atender à distância mínima segura entre os funcionários – outra possibilidade é o uso de barreiras físicas quando possível;

  • Buscar manter as portas e janelas abertas em tempo integral;
  • Não realizar reuniões em área fechada e procurar reduzir o número de participantes. Também controlar o tempo de duração, procurando diminuí-lo;
  • Limpeza especial 3 vezes por turno;
  • Limpeza das mesas, teclados e mouses duas vezes por turno

Estandes, Salas de Workshops, Arenas de Apresentações e Demonstração de Produtos e Serviços

Limitação de acesso, com controle do número de entradas;

  • Instalação (e recarga constante) de pontos com dispensadores de álcool em gel;
  • Utilização de canais on-line para continuar atendendo clientes que ainda tenham movimentação restringida;
  • Se possível, isolar áreas dos estabelecimentos para facilitar o controle da operação e reduzir custos;
  • Disponibilizar produtos e tecnologias para a higienização e desinfecção dos sapatos na entrada dos estabelecimentos;
  • Evitar atividades promocionais que possam causar aglomerações;
  • Desestimular fortemente o uso de materiais reutilizáveis (ex; sacolas, canetas, copos);
  • Implantação, quando possível, de corredores de uma via só para coordenar o fluxo de clientes em salões, pavilhões e nos próprios estandes;
  • Evitar aglomeração nos caixas e sinalizar o distanciamento necessário;
  • Repensar o oferecimento de serviços e amenidades adicionais que retardem a saída dos participantes, como oferecer café, poltronas para espera, áreas infantis, etc.;
  • Dispor de comunicados que instruam os compradores e funcionários sobre as normas de proteção vigentes nos locais.

Pavilhões, Centros de Convenções e Locais de Eventos

  • Criação de comitês multidisciplinares para elaboração de planos de reabertura envolvendo todas as áreas do local;
  • Elaborar campanhas de comunicação que transmitam segurança de forma efetiva e eficaz para os profissionais, expositores, patrocinadores e visitantes;
  • Estruturar campanhas internas e externas de prevenção à Covid-19 e informar sobre as mudanças de procedimentos e horários que podem ocorrer nesse período;
  • Manter uma comunicação clara e eficiente com seus funcionários, organizadores, fornecedores e clientes em geral;
  • Divulgar comunicados aos participantes, com orientações para que implementem distanciamento social dentro dos estabelecimentos;

Áreas comuns:

  • Aplicar comunicados de prevenção à Covid-19 em elevadores de carga e sociais;
  • Manter distanciamento físico mínimo seguro entre cada cliente e/ou funcionário em filas de estacionamento, área de credenciamento e áreas de alimentação, entre outros, demarcando o piso com adesivos;
  • Delimitar mesas, bancos e elevadores que podem ser usados, respeitando o distanciamento; • Garantir uma distância mínima segura entre os usuários nas praças de alimentação.

Sanitários:

  • Manter controle de quantidade de pessoas, respeitando as regras sanitárias;
  • Manter as portas dos sanitários prioritariamente abertas para facilitar a ventilação.

Nos estacionamentos:

  • Ajustar a mensagem eletrônica nas cancelas sobre a importância do cuidado e atenção às medidas de saúde para combater a Covid-19;
  • Reforçar a higienização nas cancelas e nos equipamentos de entrada dos veículos;
  • Evitar a operação de valet nesta fase;
  • Disponibilizar máscaras (e Shields, caso possível) e demais proteções para o atendente do caixa para pagamento de estacionamento e procurar manter somente um operador nesta função.

O material completo, com todo as orientações e informações pode ser baixado clicando aqui.