O Governo de São Paulo levará uma comitiva com até dez empresas paulistas para o Ventana Sur, no Uruguai, um dos maiores eventos da América Latina do setor audiovisual.
A missão empresarial, que acontece entre 2 e 6 de dezembro, será realizada pelo CreativeSP, programa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado e da InvestSP.
As empresas interessadas devem consultar o regulamento do programa e se inscrever pelo site da InvestSP até 27 de outubro.
Além de incentivar a troca de conhecimentos, o CreativeSP busca promover novos negócios, atrair investimento estrangeiro e potencializar a geração de emprego e renda na indústria cultural.
“O setor do audiovisual em São Paulo é uma grande potência, em constante crescimento”, comentou a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.
“Ter essa missão do CreativeSP para promover a troca de experiências, para que as empresas paulistas possam buscar novos parceiros e perspectivas, é muito importante. Vamos levar e mostrar o nosso potencial para o mundo”, completou.
As empresas selecionadas poderão trocar conhecimentos e fazer negócios com representantes de mais de 40 países. No ano passado, o Ventana Sur recebeu cerca de 4,4 mil profissionais, como promotores de eventos, produtores e distribuidores internacionais.
Ele também é importante para quem busca financiamento e parcerias para a produção de conteúdo.
O evento é organizado pelo Marché du Film (Mercado do Filme, em português), o mesmo que é responsável pela área de negócios do tradicional Festival de Cinema de Cannes, na França, do qual o CreativeSP também participa.
Em 25 missões já realizadas, o CreativeSP levou 225 empresas da indústria cultural para eventos sobre inovação, tecnologia, entretenimento, audiovisual, cinema e literatura, por exemplo.
O programa oferece um reembolso máximo de US$ 3 mil em despesas elegíveis para custear até 50% dos gastos das empresas selecionadas com a viagem.
Ele ainda promove eventos de networking durante as missões e oferece ações de consultoria, monitoramento de resultados e acompanhamento pós-evento.
Até o fim do ano, além do Ventana Sur, ainda tem Feira do Livro de Frankfurt (Alemanha) e Womex (Inglaterra).