Em reunião realizada na última quinta-feira (29) na Câmara de Vereadores de Porto Alegre, o coordenador do Gabinete de Crise, Marcelo Alves, afirmou que a intenção do governo do Rio Grande do Sul é iniciar o processo de liberação dos eventos a partir da próxima semana.
No entanto, são aguardados os resultados de evento-teste realizado no último domingo (25) para discutir como se dará essa flexibilização de todos os tipos de eventos, não só aqueles com testagem prévia, e para todo o Estado.
A previsão é de que a análise dos dados seja concluída nos próximos dias.
“Estamos observando que a vacina funciona, mas não podemos permitir uma liberação desordenada sob risco de criarmos novas variantes do coronavírus. Queremos fazer essa flexibilização, mas com todas as medidas sanitárias e em um movimento sem ida e vinda”, esclareceu Alves.
“Portanto, vamos esperar o momento certo, depois da análise do resultado desse primeiro evento-teste. A liberação vai ocorrer, mas ainda precisamos discutir como será feita”, completou.
A liberação ocorrerá somente diante dos resultados do evento-teste. A partir disso, haverá avaliação da quantidade de público liberada e como o processo será feito.
“Não é uma liberação total, sem regramento e protocolos. Será feito com parcimônia e cuidado, avaliando o que foi feito no evento-teste e os resultados”, destacou o coordenador do Gabinete de Crise, ressaltando que detalhes ainda serão definidos.
Na quarta-feira, o Gabinete de Crise autorizou a reabertura do Auditório Araújo Vianna, solicitada pela prefeitura de Porto Alegre e pela Opinião Produtora, com a presença de 2.122 pessoas.
Uma nova reunião para discutir as regras específicas do retorno do público a eventos, shows e partidas de futebol ficou marcada para a próxima quinta-feira, 5 de agosto, às 14h, na Câmara de Vereadores.
Evento Teste
Uma festa com 600 convidados, teste para a retomada das atividades durante a flexibilização das restrições da pandemia, foi realizada, neste domingo (25), em Porto Alegre.
Para entrar no espaço, era necessário apresentar teste negativo para a Covid-19. Todos os convidados foram testados no sábado (24). No dia do evento, 200 pessoas tiveram que repetir o exame. Nesta retestagem, só um testou positivo.
O evento, organizado por 30 empresários do ramo do entretenimento, reuniu oito DJs. Parte do espaço onde ocorreram os shows ficava ao ar livre.
Foto: CESAR LOPES / PMPA/ JC