As pequenas e médias empresas receberão apoio financeiro para a sua participação como expositores em feiras internacionais alemãs este ano.
Em cooperação com a Associação da Indústria Alemã de Feiras (AUMA), o Ministério Federal de Economia e Energia (BMWi) criou um programa de financiamento. O programa começa em outubro de 2021 e deve ser executado até o final de 2022.
Com isso o governo federal pretende fortalecer e promover especificamente o marketing de exportação para empresas na Alemanha.
Jörn Holtmeier, Diretor Geral da AUMA, se mostrou satisfeito com a medida do BMWi já publicada no Diário da República.
“A promoção de pequenos e médios expositores é um sinal importante para o reinício de nossa indústria, que tem estado em bloqueio desde março de 2020, com exceções. Apoia especificamente o marketing de feiras comerciais a fim de conquistar novos clientes, abrir novos mercados e consolidar os contatos comerciais existentes”, comemorou.
“Especialmente após a longa paralisação relacionada à COVID-19, as pequenas e médias empresas dependem urgentemente dos impulsos das feiras, porque nelas podem apresentar suas inovações diretamente e se dirigir aos clientes pessoalmente”, completou Holtmeier.
O novo programa promove a participação individual de expositores em feiras selecionadas. A participação está aberta a empresas sediadas na Alemanha que, de acordo com a definição da UE, pertencem às pequenas e médias empresas e, portanto, têm menos de 250 funcionários e geram um máximo de 50 milhões de euros em vendas anuais.
O financiamento inclui um subsídio para o custo do aluguel e construção do stand – em até EUR 12.500.
A lista de feiras internacionais em que os expositores podem se beneficiar de financiamento federal pode ser encontrada em https://www.auma.de/Documents/fuer-aussteller/bafa- Foerderliste-2021 -KMU-2021-07-26.pdf