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Green Rio 2019 recebeu mais de 3 mil visitantes e movimentou R$ 14 milhões para economia verde

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A Marina da Glória recebeu de 23 a 25 de maio a 8ª edição do Green Rio, um dos mais importantes eventos sobre bioeconomia no Brasil, reconhecido como plataforma para negócios sustentáveis. Os cerca de 80 expositores comprometidos com o consumo sustentável e bioeconomia receberam mais de 3.000 visitantes. Este ano, o evento gerou mais de R$ 14 milhões em negócios para a economia verde.

Durante os três dias do evento foram realizados palestras e rodadas de negócios. O primeiro dia foi o mais movimentado, com o lançamento do programa Bioeconomia Brasil Sociobiodiversidade, pelo secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo do Mapa Fernando Schwanke; segundo o secretário, a iniciativa tem como objetivo fortalecer as cadeias produtivas que usam os recursos naturais de forma sustentável, gerando renda para pequenos e médios agricultores e para comunidades tradicionais. O presidente do BNDES Joaquim Levy também esteve presente no evento para o lançamento da 2ª Edição do Prêmio BNDES de Boas Práticas para Sistemas Agrícolas Tradicionais. Ainda no dia 23, aconteceu o “DESAFIO NEGÓCIOS VERDES”, realizado pela aceleradora Sai do Papel, a startup Geofiltros, vencedora do desafio, ganhou o direito a participação da turma de Pré-Aceleração da Sai do Papel.

Palestrantes brasileiros e internacionais falaram sobre Bioeconomia no Green Rio, destacando o cenário da economia verde na América Latina e no Brasil, com foco no extrativismo e na agricultura familiar, que atualmente movimenta R$ 1,5 bilhão ao ano, mas tem potencial para crescer.

Pelo terceiro ano consecutivo, o Green Rio contou com uma delegação vinda da Alemanha para participar do evento. O Mapa anunciou um acordo de cooperação técnica com o instituto Julius Kühn, ligado ao governo alemão. O objetivo é desenvolver ações conjuntas, com a participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), estatal vinculada ao Mapa.

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O último dia foi voltado para o consumidor, com palestras sobre saúde, gastronomia, gestão de resíduos e moda. E durante os três dias, o evento também promoveu a interação entre o produtor e consumidor com estantes para a comercialização de produtos, além de oficinas, como as oferecidas pelo SESC Rio, sobre práticas relacionadas ao reaproveitamento de materiais, tanto na moda, quanto na gastronomia.

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