O Conselho de Administração da Messe Düsseldorf informou o Conselho de Supervisão em sua reunião na última terça-feira (15/12) sobre os desenvolvimentos de negócios em 2020, bem como a previsão para 2021.
O Grupo Messe Düsseldorf reportou um faturamento de EUR 131,5 milhões, que é 65,3% menor do que no ano anterior (378,5 milhões de euros) devido aos efeitos da pandemia da Covid-19.
A situação é semelhante para a Messe Düsseldorf GmbH, que com 118,9 milhões de euros apresenta um volume de negócios 65,4% inferior do que em 2019 (344 milhões de euros).
Os lucros da GmbH caíram para EUR -64,7 milhões (ano anterior: EUR 70,6 milhões). Apesar deste desenvolvimento, a Messe Düsseldorf GmbH continua desfrutando de uma posição patrimonial muito elevada com EUR 364,3 milhões (ano anterior: EUR 448 milhões).
O índice de patrimônio líquido de 54,8% (64% no ano anterior) permanece em um nível alto.
Como as coisas estão atualmente, a Messe Düsseldorf GmbH prevê vendas de EUR 107,3 milhões e uma perda de EUR 77 milhões para o ano fiscal de 2021.
“Tendo como pano de fundo os efeitos negativos da pandemia da Covid-19 na indústria de feiras, nos concentramos em medidas estratégicas de longo prazo para contrariar o atual declínio nas operações de uma maneira sustentável que garanta a substância do negócio”, enfatiza Wolfram N. Diener, Presidente e CEO da Messe Düsseldorf.
O objetivo central é garantir a liquidez, enfatiza Bernhard J. Stempfle, Diretor Financeiro e Infraestrutura.
Por isso, as reduções de prazo serão estendidas até o final de março e por enquanto as novas contratações serão suspensas e as vagas não preenchidas.
Além disso, outras linhas de orçamento planejadas, bem como investimento e manutenção, serão reduzidas a um mínimo aceitável.
Em 2020, os investimentos ficaram na casa dos 35,7 milhões de euros (previsto: 70 milhões de euros) e os custos de manutenção em 10,2 milhões de euros.
Em 2021 o investimento total de 10,5 milhões de euros e manutenção de 7,6 milhões de euros.
Sinais positivos para negócios de eventos internacionais
Em 2020, o Centro de Exposições da empresa, em Düsseldorf, acolheu sete feiras comerciais totalizando 5.558 expositores e 534.914 visitantes.
No exterior, foram realizados 16 eventos, a maioria na China (7). Lá, os negócios já se recuperaram.
A subsidiária Messe Düsseldorf Shanghai organizou com sucesso seis feiras comerciais com mais de 3.200 expositores e 160.000 visitantes profissionais.
A Messe Düsseldorf concentra-se em reiniciar as operações de feiras comerciais na Alemanha no final de abril de 2021.