No ano de 1851 nasceu as Exposições Universais com sua primeira edição sendo realizada em Londres, no Palácio de Cristal. Atualmente, uma exibição é realizada a cada cinco anos em locais diferentes, reunindo vários países que apresentam os novos avanços da humanidade e atuam como catalisadoras da criatividade e da inovação humana.
A cada evento é promovida a troca de conhecimento entre povos com valores e estilos de vida diversos. É um espaço para compartilhar tecnologias, inovações e descobertas, influenciando no desenvolvimento da arte, educação, design, comércio, turismo e relações internacionais.
Em 2015, a Exposição Universal está sendo realizada em Milão, na Itália, desde o dia 1º de Maio até o dia 31 de Outubro, onde 144 países estão participando ativamente em torno do tema “Alimentando o Planeta, Energia pra a Vida” (Feeding the Planet, Energy for Life). O objetivo é promover o debate sobre como nutrir o planeta de forma sustentável, justa e saudável, promovendo as identidades culturais.
Nesta semana o Grupo Radar de Comunicação foi até a Itália para conferir de perto as novidades da Expo Milão 2015 para trazer os mais importantes acontecimentos e novidades deste grande evento.
No primeiro dia de cobertura fomos conferir o que está acontecendo no Pavilhão Brasileiro que recebeu um seminário da Apex Brasil sobre a sustentabilidade e os desafios da segurança alimentar. Iniciativas inovadoras e soluções com atributos de sustentabilidade que respondam aos desafios globais por segurança alimentar estão sendo apresentadas neste seminário que aconteceu ontem e hoje com palestras e apresentação de estudos técnicos que analisam setores nos quais o Brasil pode se estabelecer como uma potência econômica e ambiental, tendo como foco a economia de baixo carbono.
O Pavilhão Brasileiro foi criado para proporcionar aos visitantes uma experiência única de entretenimento e também de conhecimento sobre o país, com momentos de lazer e interação com as informações sobre a capacidade brasileira de fornecer alimentos ao mundo.
Hoje o Brasil é um os principais produtores e exportadores mundiais de alimentos e faz isso de forma sustentável, conciliando alta produtividade com a preservação do meio ambiente. O espaço brasileiro tem sido um sucesso, principalmente a Rede, um projeto que utiliza a metáfora da rede ( flexível, fluida e descentralizada) em uma instalação multissensorial e imersiva, representando a integração dos diversos atores responsáveis pelo protagonismo brasileiro na produção de alimentos, seu potencial e a contribuição para alimentar o mundo. O local forma grandes filas e já contou com a visitação de mais de 2 milhões de pessoas.
O apresentador, Octavio Neto gravou ainda no Pavilhão Zero, com arquitetura de Michele De Lucchi e responsabilidade de Davide Rampelloé, é um espaço introdutório que serve como trampolim para os temas e linguagens da Expo.
Neste segundo dia de cobertura seguiremos mostrando as novidades da Expo Milão acompanhando o seminário da Apex Brasil.
O resultado poderá ser conferido no Radar Television especial da Expo Milão, que será apresentado nas próximas semanas.