A Assembleia de Acionistas de Veronafiere aprovou as demonstrações financeiras de 2022 da SpA e revisou os resultados dos primeiros meses de 2023.
De um ponto de vista geral, o documento destaca a evolução positiva do ano passado com o volume de negócios empresa realinhando o referencial pré-Covid diante de um calendário que voltou à plena capacidade.
A recuperação do volume de negócios e da atividade permite assim à Veronafiere SpA arquivar 2022 sob a bandeira de uma solidez de capital e estabilidade financeira restaurada graças ao aumento de capital dos acionistas, à renegociação de empréstimos e, acima de tudo, à recuperação de sua atividade.
O balanço final de 2022 é o resultado de 49 feiras e eventos, 35 dos quais na Itália e 14 no exterior em 9 países, que contaram com a presença de 750.000 visitantes e 11.000 expositores, em uma área líquida vendida de 588.000 metros quadrados.
O setor de congressos também voltou aos trilhos com 49 congressos para 28.000 visitantes.
As contas de 2022 do Grupo Veronafiere também são positivas, superando os números pré-Covid e situando-se em 107,7 milhões de euros em receitas, um aumento de 2,1% em relação a 2019, o último ano de referência, e um Ebitda de 17,7 milhões, um aumento de 22,5% em relação a 2019.
A recuperação econômico-financeira e o ímpeto positivo da primeira parte deste ano expositivo levaram o Conselho de Administração a fazer algumas escolhas corajosas e estratégicas para assegurar os objetivos de crescimento e competitividade do próximo Plano de Negócios 2024-2026.
Consequentemente, o exercício de 2022 do Grupo Veronafiere fechou, em linha com os resultados de todos os principais players italianos, com um déficit de 5 milhões de euros.
A Assembleia Geral também analisou o desempenho da primeira parte do ano que confirma um novo dinamismo, com a consolidação dos indicadores dimensionais (expositores, visitantes e área ocupada), em linha ou em crescimento face a 2019.
Estas condições impulsionam positivamente as previsões para 2023, com projeções para o final do ano de um novo aumento do volume de negócios e do lucro, comparando-as também com os anos pré-Covid.
“O regresso ao volume de negócios pré-Covid permite-nos continuar a criar valor não só para os setores econômicos representados pelas revisões em carteira direta, mas também para o território regional e para a própria Verona, onde operamos há 125 anos, gerando uma fonte induzida direta e indireta de crescimento e bem-estar para a comunidade”, finalizou o presidente do Veronafiere, Federico Bricolo.