Entrar no mundo da alimentação e das bebidas e descobrir o que está sendo desenvolvido de inovador e nutritivo nesse universo. Essa é a promessa da Gulfood.
A feira, uma das principais no setor de alimentos do mundo e a maior feira B2B do setor no Oriente Médio, ocorre entre 20 e 24 de fevereiro em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos (EAU).
Se a feira é uma oportunidade saborosa para o paladar dos visitantes, para os negócios ela traz, acima de tudo, múltiplas oportunidades.
Neste ano, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), que apoia a participação de empresas brasileiras no evento, estima que o volume negociado chegue a US$ 4,5 bilhões, somando o montante de resultado em negócios imediatos com o dos 12 meses subsequentes ao evento.
Estarão presentes na Gulfood 5 mil expositores de mais de 120 países. Só nos pavilhões brasileiros, organizados pela ApexBrasil, serão 68 empresas dos mais diversos setores, desde commodities como carnes e café, até alimentos funcionais e orgânicos.
Além disso, também com o apoio da Apex, outras 22 agroindústrias associadas da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) e 15 da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (ABIEC) integrarão pavilhões no setor de carnes.
Segundo a gerente do Agronegócio da ApexBrasil, Paula Soares, a Gulfood, assim como outras grandes feiras de alimentação em todo o mundo, é uma vitrine para os empresários do setor.
“Além das expectativas em fechar negócios, ao participar de grandes eventos de alimentos e bebidas como a Gulfood, a ApexBrasil pode contribuir para diversificar a pauta exportadora brasileira”, aponta.
Outro ponto importante é fortalecer a credibilidade internacional do Agronegócio e do setor de alimentos e bebidas no Brasil, como referência em segurança alimentar e em técnicas sustentáveis de produção, seja no campo, seja na indústria”, completa.
PROGRAMAÇÃO E PÚBLICO DIVERSIFICADOS
Segundo a organização, 60% dos visitantes são do Oriente Médio, 20% da Ásia, 9% da África, 8% da Europa, 2% das Américas e 1% da Australásia.
Tamanha amplitude geográfica desperta a necessidade de uma programação ampla e que satisfaça todos os gostos.
Rodadas de negócio (já que a feira é B2B), shows gastronômicos, premiações, competições e degustações são algumas das atividades que os visitantes poderão presenciar na Gulfood.
Pensando em tudo isso, a ApexBrasil também preparou uma série de ações com o intuito de atrair o maior número de visitantes.
Uma das atrações especiais é a série de cooking shows, realizados durante os cinco dias de feira, às 15h, em um dos pavilhões brasileiros, o World Food.
O foco é promover a imagem dos produtos de expositoras apoiadas pela Agência. Para tanto, o chef brasileiro Bruno Ambar irá preparar um menu especial a cada dia, além de falar sobre os produtos e as empresas para o público.
O café brasileiro também será protagonista de ativações e degustações durante o evento. No “Barista Experience”, cafés especiais de várias regiões do Brasil serão preparados pela barista brasileira Bruna Moreira em diferentes métodos: prensa francesa, aeropress, v60 e espresso.
A ação é promovida por meio do projeto setorial Brazil. The Coffee Nation, realizado pela ApexBrasil e a BSCA. Além disso, nos pavilhões do Brasil, haverá café de expositoras brasileiras servido gratuitamente ao longo dos cinco dias de evento, em cafeterias montadas especialmente para isso.
Os espaços dedicados às empresas associadas da ABPA e da ABIEC, que têm crescido em importância e em tamanho da Gulfood, também são um destaque na programação dessa edição.
Os pavilhões das duas entidades são parte da parceria com a ApexBrasil, nos projetos Brazilian Beef, Brazilian Chicken, Brazilian Egg e Brazilian Breeders. Além das áreas de negociação, os ambientes reservados aos Projetos Setoriais trarão degustações.
Os produtores de carne bovina vão montar uma verdadeira churrascaria para degustação dos cortes brasileiros.
Já os de carne de aves, incluindo pato, oferecerão o tradicional Shawarma, uma espécie de churrasco árabe, que tem conquistado o público ocidental também.