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Gustavo Nogueira, gerente de BRT Mercedes-Benz do Brasil

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O BRT será um dos tópicos me maior proeminência no 16º Etransport, evento de debates que ocorre de forma simultânea com a 10ª FetransRio, permeando muitos painéis. Mas o painel “Excelência no Transporte: BRT Melhores Práticas”, específico do tema, merece atenção.

O paínel trará gestores de México, EUA, Chile e Brasil para apresentar suas experiências, na sexta-feira, às 9h30. Ainda neste tema merece destaque o debate entre Robert Cervero, da Universidade de Berkeley, e Sydnei Menezes, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do RJ, na quinta-feira, às 11h30, sobre o futuro das cidades.Ele será mediado por Clarisse Linke, presidente da Embarq Brasil, ONG cuja atuação foi importante para a escolha do BRT como principal meio de transporte para as Olimpíadas.

Para saber mais sobre o assunto conversamos com Gustavo Nogueira, gerente de BRT Mercedes-Benz do Brasil. Confira!

Na sua opinião, o BRT é hoje a principal saída, ou pelo menos a mais viável, para solucionar o problema de mobilidade urbana no país em um médio e longo prazo? Por quê?

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O BRT (Bus Rapid Transit) pode ser considerado uma das principais saídas, por apresentar um custo de implementação baixo e em curto período de tempo. Além disso, possui capacidade de atender mais pessoas que um sistema convencional de ônibus, chegando a diminuir em até 50% o tempo gasto no trajeto dos passageiros. Isto tudo com as mesmas características de qualidade de um transporte sobre trilhos.

Hoje quais as cidades já possuem em sua frota de BRT chassis da empresa? Quanto ao todo já foi comercializado deste tipo de chassi no Brasil? Quanto, em porcentagem, representa da operação da empresa este segmento?

As cidades que possuem em sua frota de BRT chassis da Mercedes-Benz são Curitiba, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador e Porto Alegre. Por volta de 2.300 chassis de grande porte já foram comercializados no Brasil, de 2006 até hoje. A marca é líder no fornecimento de chassis neste segmento, detendo cerca de 70% de participação.

Qual é o modelo de chassi vendido pela empresa para o BRT? Quais as suas características e vantagens em relação a concorrência?

Os modelos de chassis vendidos pela empresa para o BRT são todos da família O 500, sendo eles: O 500 U, O 500 M e O 500 MA/UA, bem como o O 500 UDA/MDA, o superarticulado, um veículo que tem superado nossas expectativas de vendas. Como vantagens e características diferenciais em relação a concorrência pode-se considerar a produção de chassis com motor traseiro, o que traz mais conforto térmico e acústico para motorista e passageiros. A fabricação100% brasileira facilita na obtenção e logística de reposição de peças. O mono articulado exige menor manutenção se comparada a um biarticulado, além de oferecer maior conforto e rigidez, com um sistema de articulação mais elaborado que não permite oscilação lateral na parte pós-articulação.

Além do chassi, a empresa oferece quais serviços aos seus compradores do BRT (gestão, manutenção, etc) ?

Além de chassi, a Mercedes-Benz oferece análises técnicas e avaliação para propor melhores soluções em BRT e suporte na instalação e implementação. O treinamento de motoristas e mecânicos da frota também é um diferencial.

Com quais encarroçadoras a empresa trabalha?

A escolha da encarroçadora é critério do cliente, onde a única exigência da Mercedes-Benz é que se siga as diretrizes do Manual de encarroçamento oferecido pela própria empresa.

Qual a preocupação ambiental que a empresa possui com a emissão de poluentes?Existem planos de motores híbridos e/ou inteiramente elétricos?

A Mercedes-Benz segue rigidamente o PROCONVE P7, programa de emissões, desde 2012. A empresa já testa e desenvolve na Europa ônibus com motores elétricos alimentados por células de combustível, e está em constante pesquisa e estudo sobre o uso de combustíveis e meios de propulsão alternativos. No Brasil, disponibilizamos em parceria com a Eletra, versões de ônibus trolley, híbridos e inteiramente elétrico.

Qual a importância de participar da Fetransrio para a empresa? Quais as novidades que a empresa levará para este evento?

A Fetransrio é de extrema importância para a Mercedes-Benz por ser o maior evento de exposição de transporte público no Brasil e assim, contar com a presença dos maiores entusiastas de transporte público, empresários do ramo e órgão públicos, trazendo maior visibilidade dos produtos para a marca. A Mercedes-Benz levará para o evento desde chassis para micro-ônibus, como o LO 916; urbanos como o OF 1724, OF 1721 L, o superarticulado O 500 MDA; e chassis para aplicação rodoviária, como o O 500 RSD 2441, O 500 RSDD 2741 e OH 1621L.

Fonte: Entrevista originalmente realizada para a revista Radar Magazine, pertencente ao Grupo Radar de Comunicação que edita também o Portal Radar.

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