Anúncio
Início Live Marketing Há vagas nos eventos 4.0

Há vagas nos eventos 4.0

Por Cristiano Vicenti

A pandemia acelerou um processo de adaptação e renovação do mercado de eventos e nem todos estavam preparados para saltar para o mundo virtual de forma tão instantânea. O digital até faz parte dos eventos há algum tempo, seja nas inscrições online ou apps com programação e interatividade.

No entanto, nem todos os mais de 2 milhões de trabalhadores brasileiros deste setor passaram no funil deste novo modelo de mercado onde, acreditem, sobram vagas.

São muitas as novidades no campo dos eventos on-line e foi necessário criar um workflow totalmente novo que exigiu expertises em produção de vídeo, ferramentas de videoconferência e streaming, tecnologia da informação, marketing digital, entre outros.

Anúncio

A plataforma digital, o uso do palco e até a conexão com a equipe, tudo mudou. Falo isso com a experiência de quem trabalha com vídeo comercial há 20 anos, na Fábula Transmídia, e em maio de 2020 enxerguei a virada para o modelo virtual acontecer na velocidade de um frame.

Foi então que nasceu do zero, em Florianópolis, a startup Fábula Live, orquestrando uma estrutura cenográfica de ponta, com painéis de LED e equipamentos de videoprodução/streaming, oferecendo soluções digitais para marcas que estavam à deriva sem o público presencial.

Em dez meses já montamos cinco estúdios (três em Santa Catarina e dois em São Paulo) e atendemos 150 clientes em cerca de 700 transmissões, que alcançaram mais de 1,2 milhões de pessoas. Em média, 70% dos nossos clientes tiveram maior audiência no modelo virtual, que pode custar até 60% menos.

E este novo mercado não dá sinais de retração, muito pelo contrário. Em agosto de 2020, uma pesquisa do Google com usuários do Youtube mostrou que 70% dos entrevistados já assistiram pelo menos uma live, 34%, viram seis ou mais, e 24% viram mais de dez.

O aumento no volume das produções, no entanto, exigiu profissionais que o mercado não teve tempo de capacitar.  São técnicos de audiovisual, diretores técnicos e artísticos, produtores e outros membros da cadeia de produção digital de eventos que precisam estar atualizados.

Estes novos recursos e inovações fazem parte do que a Fábula Live tem defendido como eventos 4.0, o futuro dos eventos.  Por isso, é de extrema importância que as instituições de ensino, centros de formação e o próprio mercado de live marketing percebam estas mudanças, e caminhem junto com o robusto movimento de eventos on-line que impacta diretamente na economia e na vida das pessoas.

 Só a Fábula Live gera cerca de 100 empregos entre postos diretos e indiretos, e temos vagas que não conseguimos preencher. Qualificação e adaptação são essenciais para que juntos possamos continuar a expandir, gerando mais oportunidades. Um novo cenário exige novos protagonistas.

 Os eventos mudaram e há vagas para novos agentes desta mudança que estejam dispostos a se reinventar junto com o setor.

Cristiano Vicenti é cineasta e sócio fundador da Fábula Live

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.