Helsinki Convention Centre constrói novo espaço com investimento de 20 milhões de euros

O Helsinki Convention Centre (Messukeskus), localizado em Helsinque, na Finlândia, está crescendo junto com a cidade e construirá o Solar, um espaço de eventos do futuro.

O projeto de construção, com valor estimado em cerca de 20 milhões de euros, é um dos maiores investimentos realizados pela venue nas últimas décadas.

Junto ao Solar, a fachada e a entrada principal do centro de convenções e exposições também serão renovadas.

A construção do Solar, projetado pelos arquitetos do escritório Davidsson Tarkela, terá início na primavera europeia de 2026 e deverá ser concluída no outono de 2027.

Anúncio

“O Solar é um investimento significativo para o futuro. Quando estiver pronto, será o espaço de eventos mais moderno dos países nórdicos”, afirma Anni Vepsäläinen, CEO da venue.

O nome Solar vem da luz que atravessa as altas paredes de vidro e da luminosidade do ambiente. O espaço será adaptável e versátil para receber diversos tipos de eventos realizados no Centro:

– Desde feiras comerciais e congressos até seminários, lançamentos de produtos, eventos noturnos e reuniões anuais.

O espaço, amplo e iluminado, poderá ser alugado de forma integral ou por partes. A arquitetura do Solar integra superfícies digitais de forma fluida, enriquecendo a experiência e oferecendo novas possibilidades de visibilidade para os clientes.

O Solar também atende aos congressos internacionais e eventos corporativos, que têm impacto econômico significativo na área metropolitana e contribuem para o crescimento do turismo em Helsinque.

“Sabe-se que cada participante de congresso gasta, em média, 2.000 euros – ou seja, o impacto de 5.000 participantes gira em torno de 10 milhões de euros”, acrescenta Vepsäläinen.

A renovação da fachada e a entrada principal do centro de exposições e convenções têm conclusão prevista para o outono de 2026. As atividades da venue continuarão normalmente durante todo o período de obras

A forma simples e elegante do Solar complementa a arquitetura externa do centro. O espaço é proporcional aos edifícios ao redor e, sendo totalmente envidraçado, oferece vistas do ambiente externo.

O primeiro contato dos visitantes com o Solar acontece do lado de fora, por meio de uma parede de vídeo localizada na entrada.

“O Solar é um espaço multivisual, com paisagens sonoras e imagens multicanal que recebem os visitantes”, explica o arquiteto Juho Häikiö, do escritório Davidsson Tarkela

“O ambiente se forma entre elementos arquitetônicos fortes, que funcionam como telas, em uma composição clara e transparente”, acrescenta.

O arquiteto ressalta ainda que, quando visto do exterior, o Solar brilha com luz interna durante as estações mais escuras e atua “quase como um farol” para a venue.

A sustentabilidade está presente em diversas decisões, como o uso de materiais duráveis, de alta qualidade e fáceis de reciclar, soluções energéticas eficientes e tecnologias de portas que evitam a perda de calor.

Também há planos para instalar painéis solares no telhado do Solar. O espaço terá cerca de 1.500 metros quadrados, com quase dez metros de altura.

Sua capacidade vai de banquetes para 500 pessoas a reuniões com até 1.000 participantes. Quando combinado com outras áreas do centro de eventos, pode receber até 1.200 pessoas em um jantar.

Crédito da imagem: Escritório Davidsson Tarkela