Com 500 pessoas em uma sala, o Beatrix Theatre, em Utrecht (Holanda), apresentou um quadro quase irreal nos tempos de Corona no dia 15 de fevereiro.
Nesta data foi aberto um congresso-piloto para a indústria de eventos sob o lema “Backtolive”. Ele foi o início de uma série de testes sobre como grandes eventos podem ser organizados com segurança, mesmo em tempos de COVID-19.
Sete outros eventos virão na série de testes, cada um com 500 a 1.500 espectadores – incluindo jogos de futebol, uma apresentação de teatro e um festival de música ao ar livre.
A iniciativa “Fieldlab Events” é um projeto conjunto da indústria holandesa de eventos, governo e universidades.
“Queremos mostrar como governo que pensamos no futuro”, disse a secretária de Estado do Ministério da Economia, Mona Keizer.
Os organizadores anunciaram que o objetivo é desenvolver conceitos de segurança para eventos com público. Todos os eventos acontecem em condições estritas.
Como foi
A conferência foi o primeiro evento em massa da Holanda desde o segundo bloqueio.
Os participantes foram obrigados a fazer um teste de coronavírus para participar (48 horas antes do evento) e suas temperaturas foram medidas na chegada. Parte do público também teve que passar por um teste rápido.
Os movimentos dos participantes foram monitorados por meio de sensores, embora não fossem impedidos de manter contato próximo com outras pessoas.
O público também foi dividido para futuras análises, entrando por diferentes locais e utilizando banheiros diferentes.
Alguns tiveram que usar uma máscara e outros foram colocados atrás de uma tela. Os participantes farão um segundo teste de coronavírus cinco dias após o evento.