Holanda recebe “balada-teste” com participação de 1.300 pessoas

Anúncio

Com o intuito de desenvolver conceitos de segurança para eventos com público, Amsterdã (Holanda) recebeu no último final de semana uma “balada-teste” para 1.300 pessoas.

A ação faz parte de uma série de eventos-testes denominada “Fieldlab Events”, projeto conjunto da indústria holandesa de eventos, governo e universidades.

Nas últimas semanas a iniciativa realizou ainda o “Back to Live Business”, que simulou um ambiente de conferência, que aconteceu no Beatrix Theatre de Utrecht (leia aqui) com 500 pessoas, além de duas partidas de futebol com 1.200 torcedores cada.

Mas não foi apenas uma balada. O espaço de eventos Ziggo Dome, que tem capacidade normal para comportar 17.000 mil pessoas, também recebeu no dia seguinte um show-teste.

Anúncio

A festa de sábado teve a participação de 1.300 pessoas para desfrutar de sets de DJs holandeses, incluindo Sam Feldt, Lady Bee e Sunnery James e Ryan Marciano.

No dia seguinte André Hazes fez um show com a mesma quantidade de participantes. Os eventos, organizados pela Mojo e ID&T, decorreram das 15h00 às 19h00 para cumprir o toque de recolher nacional das 21h00 às 04h30, que está em vigor há seis semanas.

Cerca de 100.000 pessoas se inscreveram para os eventos do Ziggo Dome, que custaram € 15. Os ingressos para ambos os testes se esgotaram em 20 minutos.

Os participantes foram divididos em seis grupos, ou bolhas, cada um com regras diferentes e todos equipados com sensores para monitorar quanto contato eles mantinham com os outros.

Alguns tiveram que usar uma máscara facial, enquanto outros foram encorajados a gritar e o tanto quanto possível.

O experimento também envolveu monitorar usando líquidos coloridos o quanto de saliva as pessoas “cuspiam” enquanto cantavam.

Para entrar no espaço de eventos, todos tiveram que entregar um resultado de teste negativo para COVID-19, realizado com 48 horas de antecedência. Os organizadores também realizaram verificações pontuais usando testes rápidos na porta.

Eles serão testados novamente em cinco dias.

Os consultores do governo usarão os dados comportamentais coletados para informar as decisões sobre a redução ou não das restrições à vida noturna em um futuro próximo. 

Já se passou mais de um ano desde que reuniões de mais de 100 pessoas foram proibidas na Holanda. Todos os bares e restaurantes do país estão fechados desde meados de outubro.

Divisão em Bolhas

Na bolha 1, os participantes foram instruídos a usar uma máscara durante todo o evento. Eles podiam decidir por si mesmos onde ficar, mas tinham que garantir que não houvesse mais do que três pessoas em um metro quadrado de espaço.

Na bolha 2, os participantes usaram máscara o tempo todo, mas foram instruídos a manter uma distância de 1,5 metros. 

Na bolha 3, os participantes usaram uma máscara apenas quando em movimento e tiveram que ficar em locais designados.

Na bolha 4, as pessoas usavam máscaras o tempo todo e podiam se sentar. 

Na bolha 5, as pessoas usavam máscaras apenas quando em movimento. Haviam áreas para sentar e para ficar em pé. Os participantes foram colocados em seu local de dança pelos organizadores com duas cadeiras espaçando as pessoas.

Na bolha 6, os participantes não usaram máscaras e foram autorizados a ficar de pé ou sentar onde e quando quisessem.

Dois festivais de música – outra balada e um festival de rock / pop – acontecerão no sábado 13 e no domingo 14 de março, respectivamente, no Lowlands em Biddinghuizen, na Holanda central.