O Hospital Mount Sinai, em Nova York, está lançando um programa de teste de saliva COVID-19 que pode vir a ser um divisor de águas para a reabertura de eventos de grande escala.
O programa foi revelado na última semana e oferecerá “teste COVID-19 fácil, eficaz e preciso para o público” em quatro locais de teste em Manhattan, de acordo com o Dr. David Reich, presidente do hospital.
Ele disse à ABC News que o teste de saliva é “igual em precisão aos esfregaços nasais”. O teste custa $ 139,50.
O teste será usado principalmente por aqueles que pagam pela conveniência de poder participar rapidamente de eventos esportivos, culturais e gastronômicos por meio do programa de aplicativos Excelsior Pass (leia sobre ele clicando aqui)
Os locais que anunciaram que usarão o aplicativo incluem Madison Square Garden em Manhattan e o Times Union Center em Albany.
Os resultados dos testes de saliva devem estar disponíveis em 48 horas, mas cerca de 85% estarão disponíveis em apenas 24 horas.
De acordo com a ABC, para fazer o teste, os pacientes não podem comer ou beber nada, escovar os dentes, passar fio dental ou usar enxaguatório bucal, fumar ou mascar chiclete por uma hora antes.
Os testes usam a “mesma tecnologia de reação em cadeia da polimerase altamente precisa” dos testes de esfregaço nasal de PCR que detectam o material genético do vírus.
“Estou morrendo de vontade de voltar ao teatro e aos eventos públicos”, disse Reich, acrescentando que esses testes também permitirão eventos maiores, como grandes casamentos.
O “SalivaDirect” recebeu autorização de uso emergencial da FDA em agosto e está sendo usado em 36 estados em universidades e escolas locais.