Nova York usará aplicativo de controle de vacinados para reiniciar shows e eventos esportivos

Anúncio

O governador de Nova York, Andrew Cuomo, anunciou o lançamento do Excelsior Pass – um aplicativo digital gratuito desenvolvido em parceria com a IBM e que irá verificar se o usuário está totalmente vacinado contra Covid-19. O aplicativo também aponta se a pessoa teve recentemente um teste negativo para a doença.

O objetivo da plataforma é agilizar a reabertura de estádios esportivos, locais de música, restaurantes e outros negócios com limitações de capacidade devido à Covid-19.

O Excelsior Pass foi desenvolvido com base na solução Digital Health Pass da IBM e foi projetado para verificar as credenciais de saúde, como resultados de testes e registros de vacinação, sem a necessidade de compartilhar informações médicas e pessoais subjacentes.

Tecnologias seguras, como blockchain e criptografia, são usadas em todo o Excelsior Pass para ajudar a proteger os dados, e nenhum dado privado de saúde é armazenado ou rastreado dentro dos aplicativos.

Anúncio

Nova York é o primeiro estado dos Estados Unidos a lançar formalmente este passaporte digital para a Covid-19. O lançamento segue duas demonstrações piloto bem-sucedidas e um teste beta que incluiu milhares de nova-iorquinos.

“A questão `saúde pública ou economia’ sempre foi uma escolha falsa. A resposta deve ser ambas”, disse o governador Cuomo em um comunicado. O mandatário apontou que o Excelsior Pass mostra um próximo passo para a uma reabertura criteriosa e baseada na ciência.

O Excelsior Pass está disponível para usuários de iPhone e Android e funciona como um cartão de embarque de uma companhia aérea.

Os indivíduos recebem um passe digital com um QR CODE, que podem imprimir ou armazenar em seus smartphones usando o aplicativo Excelsior Pass Wallet. As empresas e locais participantes podem usar um aplicativo complementar para escanear o QR CODE do cliente para verificar seu status.

Empire State, Madison Square Garden e o Times Union Center já estão planejando utilizar esta tecnologia. A partir de 2 de abril, o Excelsior Pass se expandirá para artes, entretenimento e eventos menores.