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Hotéis substituem fichas de hóspedes por registros eletrônicos

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Boa parte dos turistas que chegam a um hotel ou pousada pelo país deve se lembrar de ser convidado, ainda no balcão, a preencher uma ficha com o tempo de permanência no destino, o número de acompanhantes, o meio de transporte e o local de residência, entre outros dados.

O envio dessas fichas é obrigatório para todos os estabelecimentos que atuam legalmente e possuem, portanto, registro no Cadastur, o Sistema de Cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor do turismo.

Até 2012, no entanto, a maior parte desses papéis não chegava banco de dados do Ministério do Turismo.

Com a digitalização do sistema, porém, um grande número de estabelecimentos abandonou a ficha impressa. Alguns, inclusive, passaram a permitir que o cliente preencha estas informações de casa, pelo site, o que se convencionou chamar de “web check-in”.

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De acordo com dados do Ministério do Turismo, mais de 5,8 milhões de fichas de hóspedes foram encaminhadas por 1.627 hotéis e pousadas.

Os dados vão ajudar a compor um estudo detalhado sobre a taxa de ocupação dos meios de hospedagem e o perfil dos turistas que viajam pelo Brasil.

Os dados são enviados pela internet, por meio de um aplicativo eletrônico oferecido pelo próprio MTur.

Os dados são criptografados, como medida de segurança. O Ministério também investe em novas soluções de segurança para evitar a perda desses dados no próprio sistema do hotel.

Até a Copa de 2014, a meta é implantar a plataforma digital em cerca de 50% dos meios de hospedagem que estão no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) do MTur, o que corresponde a aproximadamente 3,7 mil empreendimentos, entre hotéis, pousadas e albergues.

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