Com a edição de 2024 da TECNA, que se encerrou na última sexta-feira, foi inaugurada a “Temporada de Feiras” 2024-2025 do Italian Exhibition Group (IEG), em relação ao calendário de exposições em Rimini, na Itália.
“A cidade já abriu, de fato, uma nova temporada turística, a de feiras e congressos. Estamos falando de feiras, congressos, eventos esportivos que mantêm os holofotes sobre Rimini graças à IEG”, disse Maurizio Ermeti, presidente da IEG.
A IEG, entre Rimini, Vicenza, Arezzo, outras localidades italianas e cerca de 15 locais internacionais, organiza e hospeda 53 eventos anuais, capazes de atrair, só na área de Rimini, um total de quase 2 milhões de visitantes.
“A apresentação do calendário de feiras 2024-2025 de Rimini, de setembro até o início de junho, está repleta de novidades e startups”, apontou o CEO da IEG, Corrado Peraboni.
“São 20 feiras em Rimini, sendo 17 organizadas diretamente e 3 hospedadas, além de 103 congressos e eventos esportivos e culturais, como o Meeting pela Amizade entre os Povos”, completou.
O calendário de feiras começa já na próxima semana com um dos principais eventos: TTG – INOUT, que acontece de 9 a 11 de outubro com mais de 2.700 expositores.
Em seguida, a primeira novidade: de 19 a 21 de outubro, o IBL-INNOVATION BEAUTY LAB, estreia da feira dedicada ao mundo da beleza e estética.
De 5 a 8 de novembro será a vez da ECOMONDO, líder na Europa e no Mediterrâneo para a economia circular.
São esperadas 1.500 marcas expositoras, 900 compradores e delegações industriais e institucionais dos Balcãs, África Subsaariana, Norte da África, Oriente Médio e América Latina, em uma área de exposição de 160 mil metros quadrados.
“A Ecomondo também irá inaugurar dois novos pavilhões, com mais de 8 mil metros quadrados adicionais de área expositiva”, adiantou Maurizio Ermeti.
“Construídos em tempo recorde, em menos de quatro meses, atenderão imediatamente às necessidades de espaço de nossas feiras em rápido crescimento. Após a Ecomondo, esses pavilhões serão ocupados já em janeiro de 2025 pela SIGEP”, acrescentou.
Encerrando 2024, de 19 a 21 de novembro será a vez da IBE (Intermobility and Bus Expo), que há dois anos atraiu 120 marcas expositoras.
O ano de 2025 começará com a SIGEP WORLD (de 18 a 22 de janeiro), evento de referência para a comunidade de Foodservice, atraindo profissionais internacionais nas áreas de sorvetes, confeitaria, chocolate, café, panificação e pizza.
A SIGEP World 2025 pretende superar os números de 2024, quando Rimini recebeu 180 mil visitantes, 18% do exterior, e 1.200 expositores.
“De 7 a 9 de fevereiro teremos outra novidade para Rimini: o PESCARE SHOW, Salão de pesca esportiva, náutica de lazer e atividades ao ar livre, que estreia acolhendo esportistas e entusiastas com novidades de mercado, eventos experimentais, negócios e networking”, disse Corrado.
A escolha de trazer o Pescare Show para Rimini está relacionada à intenção de interagir fortemente com as realidades locais, que serão envolvidas em uma exposição que se expandirá para a área do porto e do Clube Náutico com experiências práticas.
Também em fevereiro, de 16 a 18, retornam o BEER & FOOD ATTRACTION, evento líder para alimentação fora de casa, e a 7ª BBTech Expo, dedicada às tecnologias para bebidas.
De 17 a 19 de fevereiro, será a vez da ENADA PRIMAVERA, feira dedicada à indústria de jogos e entretenimento.
De 5 a 7 de março, acontece o KEY – The Energy Transition Expo, dedicado à transição e eficiência energética, com números importantes e uma forte tendência à internacionalização.
“Os números falam por si: em 2023 registramos 53 mil presenças, 14% internacionais, 837 marcas expositoras em 78.500 metros quadrados, que este ano aumentarão para 90 mil metros quadrados em 20 pavilhões”, apontou o CEO.
“E aqui temos outra novidade: a IEG e a Hannover Fairs International GmbH, filial italiana da Deutsche Messe, firmaram um acordo de colaboração para a organização conjunta, simultânea ao KEY, de um novo salão, o HYPE – HYDROGEN POWER EXPO, apoiado por Hydrogen & Fuel Cells”, acrescentou.
O fim da primavera europeia será aberto por outra feira histórica, muito conectada ao território, a MIR Live Entertainment Expo (de 23 a 25 de março).
Em maio, Rimini sediará a MACFRUT, evento líder nacional e um dos principais da Europa no setor agroalimentar (6 a 8 de maio), seguido pela EXPODENTAL (de 15 a 17 de maio).
O grand finale será de 29 de maio a 1º de junho com o RIMINIWELLNESS e sua energia vibrante: 300 expositores ocuparão todo o centro de exposições, com 115 mil visitantes esperados.
“Antes de encerrar a temporada quero destacar uma última novidade. Adquirimos um novo evento bienal que entrará no calendário de 2026: o VENDITALIA, o principal evento de distribuição automática da Europa”, celebrou Corrado.
A Venditalia, que até este ano era realizado em Milão, registrou em 2024 uma área expositiva de 32 mil metros quadrados e 24 mil visitantes, 31% deles estrangeiros.
Paralelamente à temporada de feiras, a temporada de congressos também está em pleno andamento, sendo hospedados no Palacongressi de Rimini.
A região também recebe grandes eventos esportivos e congressuais organizados nos pavilhões da Feira, como os Campeonatos Mundiais de Patinação Artística em setembro passado, a Sport Dance e os Campeonatos Europeus de Ginástica Rítmica.
De hoje até dezembro de 2024, estão programados 19 congressos e eventos, com muitos outros previstos para a próxima primavera italiana.
Hoje, grande parte da cadeia turística não ‘fecha’ mais em setembro graças aos eventos. Só de janeiro a maio deste ano, Rimini registrou 1.389.000 presenças, das quais 452.368 estrangeiras.