O agronegócio tem trabalhado por uma agenda que une produtividade e sustentabilidade, colaborando com o processo de descarbonização, ao mesmo tempo em que impulsiona a economia.
Nesse sentido, as tecnologias ambientais a serem apresentadas durante a IFAT Brasil, marcada entre os dias 24 e 26 de abril, no São Paulo Expo, podem contribuir para a ampliar a eficiência energética do setor, implementar a circularidade dos produtores, diminuindo custos operacionais.
Renan Utri Andreguetto, gerente de Projetos da Messe Muenchen do Brasil, organizadora da IFAT Brasil, afirma que o agronegócio é fundamental não apenas para o país, mas também para esse processo de transição verde.
Para reforçar esse compromisso, a IFAT Brasil conta com o apoio institucional da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG), uma das principais entidades do setor no país.
“A parceria com a ABAG vai contribuir para que consigamos mostrar como a tecnologia ambiental é um aliado para uma produção com menores custos e maior eficiência, sendo cada vez mais sustentável”, disse.
Para Luiz Carlos Corrêa Carvalho, presidente da ABAG, a evolução das tecnologias ambientais, especialmente em questões como recuperação de resíduos, tem contribuído a sustentabilidade do agronegócio brasileiro, favorecendo, por exemplo, a economia circular.
“São duas áreas que caminham juntas e que têm produzido respostas para uma questão crucial, que é o aumento da produtividade e da eficiência no campo, em consonância com a utilização racional dos recursos naturais”, destaca.
Dentro da IFAT Brasil 2024, as tecnologias ambientais voltadas para manuseio de resíduos gerados na operação agropecuária estarão em evidência, como:
– Produção de biogás e biofertilizantes, por meio da lavagem de camas de diversas culturas de produção em confinamento;
– Compostagem e todos os tipos de tecnologias de manuseio e tratamento biológico de resíduos orgânicos, que geram como subproduto energia e biofertilizantes;
– Produção de matéria-prima para biomassa e produção de energia através de processamento de aparas e restos de poda da produção agroflorestal;
– Tecnologias ambientais de reaproveitamento do setor sucroalcooleiro com geração de energia e biofertilizantes.
– Tecnologias de aplicação de lodo de Estações de Tratamento de Esgoto tratados como incorporadores de solo agrícola de baixo custo com teores de nitrato e fósforo, que são essenciais ao solo;
– Sistemas de bombeamento e tratamento de água de reuso para utilização na produção agropecuária;
– Sistemas de irrigação e manuseio de fluídos com tratamento primário para maior vida útil de equipamentos mecânicos.
Entre as marcas presentes no evento que atendem esse mercado estão:
– A alemã 3P Technik, Bauer, BiolandTech (Turquia), CHB, Ecobulk, Envimat (representante da Sennebogen e Komptech), Hidrosolo, Jenbacher (Áustria), Máquina Solo (representante da Menart e Tana), Phyto Restore, Rotex, Sutíl Máquinas e WXO.
Além da exposição de produtos, soluções, sistema e serviços, a IFAT Brasil terá o Congresso Internacional da IFAT Brasil, com a presença de grandes players.
Outra atração do evento será o Pavilhão de Inovação, em parceria com a ISLE Utilities, uma das maiores agências de inteligência do mundo em inovação no setor de águas.
Já o Prêmio IFAT Brasil de Tecnologia Inovadora homenageará as tecnologias mais inovadoras no setor.
Serviço:
Data: 24 a 26 de abril de 2024
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, km 1,5 – Água Funda – São Paulo/SP
Informações: https://ifatbrasil.com.br
Credenciamento online: https://ifatbrasil.com.br/credenciamento