Segundo um levantamento realizado pela Messe Muenchen do Brasil – promotora da IFAT Brasil, com base em dados de órgãos públicos e empresas privadas, até 2033, o setor de saneamento tem potencial de receber recursos da ordem R$ 580 bilhões.
É neste cenário que a IFAT Brasil (Feira Internacional para Água, Esgoto, Drenagem e Soluções em Recuperação de Resíduos) firmou uma parceria institucional com a ABES-RS (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental do Rio Grande do Sul).
A associação é uma das patrocinadoras da 31ª Semana Interamericana da Água e da 24ª Semana Estadual da Água, que acontece entre os dias 7 e 19 de outubro de 2024.
Este ano, o evento traz o tema “Água e Meio Ambiente: Qual o Nosso Papel?”, que busca destacar a responsabilidade individual e coletiva no cuidado com os recursos hídricos e o meio ambiente.
A programação aborda os quatro pilares fundamentais do saneamento — abastecimento público, esgotamento sanitário, drenagem urbana e resíduos sólidos —, com o objetivo de questionar o papel de cada indivíduo e setor nesse cenário.
“A parceria da ABES-RS com a IFAT Brasil é extremamente importante, pois une duas instituições dedicadas à universalização do saneamento no Rio Grande do Sul, no Brasil e na América Latina”, afirma Paulo Robinson Samuel, presidente da ABES-RS.
“Essa sinergia tem sido fundamental para mobilizar a sociedade em busca da melhoria do meio ambiente e da qualidade de vida dos cidadãos”, completa.
No dia 16 de outubro, às 17h, a IFAT Brasil terá um momento de destaque no Seminário Água e Meio Ambiente: Qual o Nosso Papel?.
A apresentação discutirá a relevância da gestão sustentável da água e das soluções ambientais no cenário atual e futuro, reforçando o compromisso da IFAT com o desenvolvimento de ações que impactem positivamente o setor de saneamento no Brasil.
“É uma oportunidade muito especial fazer parte de um evento com mais de três décadas de história, que reúne milhares de profissionais dedicados ao avanço e às melhorias no setor de saneamento”, destaca Renan Andreguetto, gerente da IFAT Brasil.
“Nos sentimos honrados em poder contribuir em discussões essenciais e reforçar nosso compromisso com um futuro mais sustentável”, completa.
Eduardo Barbosa Carvalho, coordenador da 31ª Semana Interamericana da Água e 24ª Semana Estadual da Água do RS, também celebrou a parceria:
“A parceria da ABES-RS com a IFAT Brasil é fundamental no sentido de que se somam expertises e vocações de instituições que podem promover a mudança de cultura, transmitir conhecimento para as pessoas.”
“A ABES-RS saúda muito a parceria com o IFAT, no sentido de que agrega mais ainda expertises e conhecimentos para um futuro melhor”, conclui.
ESG E MEIO-AMBIENTE
Por meio da parceria, outro evento promovido pela ABES-RS é o 12º SIQA (Simpósio de Qualidade Ambiental). Realizado de 04 a 06 de novembro, o encontro tem como tema “Desafios e soluções ambientais na adequação aos critérios ESG”.
Ele reunirá pesquisadores, estudantes e profissionais para discutir soluções sustentáveis e inovadoras para os desafios ambientais, com base nos critérios ESG, que têm ganhado relevância no mercado desde sua introdução em 2004.
O evento busca promover a troca de experiências que fortaleçam a implementação de práticas ambientais responsáveis, abordando questões como mudanças climáticas, poluição e gestão de resíduos.
Além disso, o seminário debaterá como essas práticas podem auxiliar as empresas na gestão de riscos operacionais, na antecipação de ações regulatórias e na expansão para novos mercados, sempre alinhadas aos princípios de desenvolvimento sustentável da ONU.
“A missão da IFAT Brasil é fomentar mudanças e soluções para este setor, que embora apresente muitos desafios, também tem um enorme potencial e é essencial para garantir a qualidade de vida no planeta e o futuro das próximas gerações”, finaliza Renan Andreguetto.