Anúncio
Início Feiras de Negócios IFEMA MADRID fecha 2022 com um recorde histórico de faturamento

IFEMA MADRID fecha 2022 com um recorde histórico de faturamento

O presidente da Comissão Executiva da IFEMA Madrid, José Vicente de los Mozos, apresentou no final de março os resultados econômicos e de atividade da IFEMA Madrid durante o ano de 2022.

Apesar de sua complexidade, foi um ano excepcional que representou o melhor da sua história para a IFEMA Madrid, graças ao impulso e restabelecimento da sua atividade.

A organizadora e gestora de centros de convenções espanhola fechou com um volume de negócios total de 187,7 milhões de euros, o mais elevado de sua história, e um EBITDA de 20,4 milhões.

A decisão adotada pela IFEMA Madrid de manter o seu calendário de feiras completo, apesar da variante Ómicron no início de 2022, face a outras feiras da Europa e do mundo, que mantiveram a sua atividade paralisada até ao segundo ou terceiro trimestre do ano, foi o fator decisivo para a obtenção de um balanço tão excepcional.

Anúncio

Nesse sentido, se tomarmos como referência 2021, ano em que a instituição também fez um esforço significativo para manter algumas das principais feiras do seu calendário, como foi o caso da FITUR, os resultados para 2022 são ainda mais marcantes, disparando o aumento da receita em até 90,3%.

Em termos de atividade, o esforço organizativo para recuperar o calendário de feiras resultou na realização de um total de 105 feiras e congressos, dos quais 28 foram também realizados em formato digital através da plataforma LIVE Connect.

Foram realizados ainda cerca de 400 eventos e convenções e 21 eventos de lazer e festivais de música.

Uma atividade que contou com a presença de 21.360 empresas e 3,7 milhões de visitantes, confirmando o efeito impulsionador da realização da FITUR em plena pandemia e o apelo aos setores econômicos para o regresso à normalidade.

Em 2022 realizaram-se quase todas as feiras próprias previstas no calendário, algumas com resultados superiores aos estimados, como é o caso da Fruit Attraction que, junto da FITUR, estão na linha da frente na geração de receitas.

Da mesma forma, e apesar das circunstâncias, durante 2022 foram criados novos projetos de feiras como:

– Global Mobility Call, o grande congresso com exposição apoiado pelo Governo da Espanha, bem como pela Comunidade e pela Câmara Municipal de Madrid, que visa liderar o processo de transformação para a mobilidade sustentável;

– Helixa Summit, focado em investigar as oportunidades do metaverso para o crescimento do setor empresarial;

– Accountex Spain, novo evento especializado na digitalização dos processos administrativos e contábeis de consultorias, escritórios de advocacia e PMEs.

PLANO ESTRATÉGICO, FATOR CHAVE DE RECUPERAÇÃO

O sucesso da implementação do Plano Estratégico desenhado pela IFEMA Madrid em 2022, centrado em três eixos como a diversificação, internacionalização e digitalização, tem sido fundamental no processo de recuperação da atividade, bem como no projeto de transformação da empresa.

Em 2022 houve um crescimento na Área de Lazer e Eventos B2C em que a IFEMA Madrid planeja diversificar ainda mais.

Uma nova linha de atividade que vem para cumprir o duplo objetivo de acrescentar valor ao negócio com novas formas de rendimento, bem como rentabilizar a utilização de seus espaços de eventos, principalmente em épocas de baixa atividade.

Neste contexto, atingiu-se em 2022 o total de 21 grandes eventos de lazer entre espetáculos, musicais, festivais, concertos e exposições, que conseguiram atrair 1,1 milhões de visitantes.

PROJETOS DE INTERNACIONALIZAÇÃO E EXPANSÃO

Em 2022, apesar da situação geral, também foi fundamental o avanço nos projetos de internacionalização contemplados no Plano Estratégico da IFEMA Madrid.

Nesse campo, as ações foram diversificadas em três linhas de atuação. Por um lado, a atração de grandes eventos internacionais, como foi o caso da World Dog Show, a maior competição mundial para criadores de cães, onde participaram mais de 55.000 pessoas e 16.500 exemplares da raça.

Nesta área, a IFEMA Madrid também liderou a volta presencial dos principais congressos internacionais, com 10 eventos, muitos deles na área médico-científica.

A estratégia internacional também está focada em atrair o interesse de empresas estrangeiras e visitantes internacionais para suas feiras, para as quais são organizados programas de compradores dos países-alvo e é lançada a rede de delegações da IFEMA Madrid no exterior.

Nesse sentido, os resultados de 2022 apontam para dados de participação internacional que se situam nos 17% de expositores internacionais e 11% de visitantes estrangeiros.

Como terceira linha de atuação, a nível internacional, encontram-se os projetos de expansão, quer na criação de feiras em colaboração com operadores locais, quer na consultoria estratégica para a criação e gestão de feiras.

O exercício de 2022 também incluiu o arranque do Madrid Turismo by IFEMA Madrid, um novo projeto promovido pela Comunidade de Madrid e pela Câmara Municipal de Madrid para a concepção e execução de um plano destinado a promover e fortalecer a posição turística internacional de Madrid, em destinos de longo curso com uma estratégia de colaboração público-privada destinada a atrair turistas de alto consumo e de longa permanência.

Essa estratégia tem como alvo os mercados dos Estados Unidos e Canadá, Japão, República da Coreia, China e Sudeste Asiático, América Latina e Oriente Médio.

SUSTENTABILIDADE

A sustentabilidade, sem dúvida, posicionou-se como um objetivo transversal a toda a atividade da IFEMA Madrid, tendo alcançado alguns marcos importantes ao longo destes anos, e que em 2022 renderam os seguintes dados:

– O índice de emissões de CO2, escopo 1 e 2, foi reduzido em 90% nos últimos 6 anos;

– 83% dos resíduos gerados pela atividade da feira são reciclados, sendo que nos últimos 5 anos o consumo de gás natural foi reduzido em 42%, eletricidade em 33% e consumo de água em 40%.

O bom andamento da atividade durante o último ano, aliado aos projetos estratégicos e de transformação que estão sendo implementados, marcaram os orçamentos da IFEMA Madrid para 2023.

As previsões econômicas apontam para um faturamento total de 185,2 milhões, mantendo os níveis de faturamento e rentabilidade do exercício anterior.

Estas expectativas são especialmente valiosas se considerarmos que em 2023 não se realizará nenhum grande evento singular, como foi a COP 25 em 2019, ou a Assembleia da NATO em 2022, e que é também um exercício que concentra um número significativamente menor de feiras bienais.

Em termos de atividade, espera-se atingir a cifra de 109 feiras e congressos ao longo do ano, 4 chamadas ao exterior, 31 eventos de lazer e musicais e mais de 445 eventos e convenções.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.