Após mais de 30 edições realizadas na Espanha, a Semana Internacional de la Construcción (Semana Internacional da Construção), se prepara para chegar na América Latina.
Por meio de uma parceria com a Expo Guadalajara, o maior operador de feiras no México, foi anunciada a realização da primeira edição da Semana Internacional da Construção no México para o ano de 2026.
A feira profissional de referência global para a comercialização de produtos e serviços de construção é organizada pela IFEMA MADRID.
A apresentação ocorreu durante a celebração da Semana Internacional da Construção em Madri, que nesta edição tem o México como “País Convidado”.
Participaram do evento:
– Óscar Pérez, encarregado de Assuntos Econômicos da Embaixada do México na Espanha; Juan Manuel Chávez, presidente da Câmara Mexicana da Indústria da Construção de Jalisco;
– Luis Salazar, presidente do Comitê Técnico da Expo Guadalajara; e Arancha Priede, diretora-geral de Negócios de Feiras e Congressos da IFEMA MADRID.
Além disso, María Elena Hurtado, diretora-geral da Expo Guadalajara, e Daniel Martínez, vice-presidente executivo da IFEMA MADRID, formalizaram essa aliança, com a qual ambos os operadores começam a organizar e comercializar a feira no México.
“Este projeto representa um passo significativo na nossa missão de levar para fora nosso compromisso com a dinamização empresarial, a criação de riqueza e empregos, bem como com a inovação e o desenvolvimento para novos horizontes”, disse Arancha Priede.
Para Salazar, essa aliança representa uma grande conquista para a Expo Guadalajara, pois é um passo significativo em direção a um dos seus objetivos mais importantes: a internacionalização.
“Graças à primeira edição da Semana da Construção México, não apenas fortaleceremos o desenvolvimento econômico nas indústrias de ambos os países, como também promoveremos uma troca sem precedentes de ideias, conhecimentos e experiências”, destacou.
A Semana Internacional da Construção México contará com mais de 12.000 metros quadrados de área expositiva e espera receber visitantes locais, além de visitantes de outros países da América Latina, Europa e Ásia.
O setor da construção é um importante motor econômico no México, contribuindo anualmente com 6,8% do PIB do país e atualmente enfrentando grandes desafios, como a sustentabilidade e a inovação, que serão temas centrais na Semana Internacional da Construção.
A feira será realizada em Guadalajara, a terceira cidade com o PIB mais alto do país, destacada como um importante centro de tecnologia e inovação no México, concentrando grandes empresas de tecnologia e software, além de companhias industriais e de manufatura, especialmente nas indústrias eletrônica, de construção e automotiva.