Sergipe tem sido sede para a realização de mais eventos em nível nacional, como congressos, seminários e shows de artistas brasileiros renomados.
Isso colabora sensivelmente para promover o setor do turismo de negócios e de entretenimento em terras sergipanas.
Entre os fatores com potencial de impulsionar tais acontecimentos, está o Centro de Convenções AM Malls – Sergipe, que foi totalmente renovado e inaugurou recentemente seu Pavilhão Superior.
O novo e moderno espaço ampliou a capacidade de público do Centro de Convenções para quase dez mil pessoas. Para celebrar o lançamento, no último domingo, 20, aconteceu o show do cantor Frejat.
A secretária executiva da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Daniela Mesquita, prestigiou o evento.
Mesquita destacou o orgulho de saber que Sergipe entrou no rol dos grandes eventos realizados no Brasil. Com isso, ela observa um bom impacto na atividade turística.
“É perceptível que o turismo do estado está em um novo momento, movimentando toda a cadeia do turismo e da economia”, afirma.
“Nunca tivemos uma agenda tão intensa com shows e eventos. Estamos trazendo grandes shows para o rol do turismo de Sergipe”, completa.
O CEO do Grupo AM Malls, Antônio Mamede, explica que colocar Sergipe na agenda dos grandes eventos nacionais não só corporativos, mas, também, de entretenimento, assim como torná-lo palco de eventos importantes, foram metas estabelecidas.
Segundo ele, a promessa do Grupo AM Malls, que atua em âmbito nacional há 28 anos, foi fazer com que o Centro de Convenções fosse um equipamento moderno e atual.
“Ainda há muita coisa a ser feita, principalmente na área de tecnologia, de sustentabilidade e na área social. Vamos trabalhar forte para concluirmos essas três metas e fazer ainda muito mais por Sergipe, pelo Centro de Convenções”, reforça.
“Queremos torná-lo realmente o Centro que vai atender não só aos eventos nacionais, mas, também, internacionais, e inserir Sergipe na rota de grandes eventos, dos grandes shows”, acrescenta.
USO SIMULTÂNEO DE ESPAÇOS
A diretora do Centro de Convenções AM Malls – Sergipe e vice-presidente do grupo, Rafaella Mamede, salienta que o lançamento de mais um espaço de eventos é muito especial.
De acordo com ela, o Pavilhão Superior ampliou a capacidade do Centro de Convenções para 9.800 pessoas, permitindo que receba tanto eventos culturais como shows.
“Estamos com um calendário bem extenso com a realização de congressos, simpósios e de eventos que possam utilizar dois espaços simultaneamente: o Pavilhão Térreo e o Pavilhão Superior, além de todos os auditórios”, explica.
Os próximos eventos a serem realizados neste formato serão o Congresso de Reprodução Assistida, em agosto, e o Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, em novembro.
“Ficamos felizes em colocar Sergipe na rota dos grandes eventos, e isso é o que sempre nos propusemos fazer por meio da Parceria Público-Privada (PPP)”, diz.
“Estamos cada vez mais com esse fôlego para captar eventos para Sergipe. E acredito que isso é realmente só o começo”, conclui Rafaella Mamede.
É importante ressaltar que, com o Pavilhão Superior, que expande a capacidade de público no Centro de Convenções, as possibilidades de mais eventos nacionais acontecerem no estado também se ampliam.
Isso porque a quantidade de pessoas que um espaço comporta é pré-requisito para uma cidade se candidatar a ser sede de um evento de grande porte, e o centro de eventos se adequa perfeitamente a esse requisito.
Prova disso são os mais de 50 eventos realizados pós-reforma. Desde novembro de 2021, aproximadamente 85 mil pessoas já estiveram no Centro de Convenções.
O Pavilhão Superior, por exemplo, é um ambiente totalmente climatizado e coberto, com uma bateria de banheiros feminino e masculino com mais 34 cabines, ambos com unidades PcD.
REFORMA DO CENTRO DE CONVENÇÕES
Foram investidos mais de R$ 29,6 milhões, entre recursos do Ministério do Turismo e do Governo do Estado, na reforma do Centro de Convenções.
Em agosto de 2021, a obra do Centro de Convenções foi entregue à empresa AM Malls, que assumiu a gestão do espaço por meio de Parceria Público-Privada (PPP) durante 25 anos, prorrogáveis por mais dez anos.
O espaço possui 14,1 mil metros quadrados de área construída e 23,2 mil metros quadrados de área total, que passou por reforma estrutural, tecnológica e recebeu também nova mobília e comunicação visual.