O pavilhão nacional promovido pelo Brazilian Health Devices (BHD), projeto setorial da Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO) em parceria com a Agência ApexBrasil, estará pela 21ª vez presente na feira MEDICA.
Considerada a maior do segmento médico-hospitalar do mundo, a feira será realizada entre os dias 13 e 16 de novembro em Düsseldorf, na Alemanha.
As 17 fabricantes brasileiras que estarão presentes no pavilhão apresentarão o que há de mais moderno na produção nacional em equipamentos médicos, ortopedia e laboratório.
Na edição de 2022, que recebeu mais de 80 mil visitantes, o pavilhão do Brasil fechou US$ 3,5 milhões em negócios após os executivos se conectarem com mais de 1.300 contatos.
“Estamos na MEDICA há mais de duas décadas e o evento cresce a cada ano”, comenta Larissa Gomes, gerente de projetos e marketing internacional da ABIMO.
“Além de uma excelente plataforma para a abertura de novos mercados, a feira nos permite colocar o Brasil na rota dos principais fabricantes de produtos para a saúde do mundo”, completa.
Ponto de encontro de cerca de 4.500 marcas advindas de 60 países, a feira é um marco no calendário de saúde global.
CEO da ScavMedical, Raphael Gomes Scavone está com a expectativa bastante alta, já que será a primeira participação da empresa.
Para o executivo, será o momento ideal para o lançamento de um novo produto do portfólio da companhia.
Com perspectivas de negócios para diversos perfis de empresas, a MEDICA também recebe marcas em fase inicial de internacionalização, bem como aquelas que já estão consolidadas no mercado, que é extremamente competitivo.
É o caso da Ortho Pauher, que exporta há mais de 20 anos. Mirely Gomes, gerente de exportação da marca, está otimista com a participação da empresa.
“Entramos em contato com alguns visitantes através do aplicativo Matchmaking. Essa ação prévia é muito útil para identificarmos aqueles que têm interesse em nossos produtos para, então, já deixarmos visitas agendadas ao nosso estande durante a feira”, explica
Por ser a maior feira do setor do mundo, a MEDICA recebe visitantes e compradores de diversos países.
Como acontece na Europa, o público europeu naturalmente se faz mais presente, o que também é atrativo para as fabricantes brasileiras, já que o continente é o segundo maior em volume de importação de dispositivos brasileiros, perdendo apenas para o americano.
Em 2022, por exemplo, a indústria nacional exportou quase US$ 200 milhões para a Europa – Bélgica, Irlanda e Alemanha foram alguns dos principais destinos da produção brasileira.