A UFI, Associação Global da Indústria de Exposições, anunciou o lançamento de uma nova iniciativa, a Net Zero Carbon Events.
A iniciativa organizada pelo Joint Meetings Industry Council (JMIC) tem como intuito conectar a indústria de eventos globalmente ao movimento crescente em direção ao zero líquido até 2050.
Em novembro de 2021 os líderes mundiais se reunirão na COP26, em Glasgow (Escócia), para apresentar como seus países atingirão a redução de 50% nas emissões de GEE até 2030, a fim de cumprir o Acordo de Paris.
Antes dessa reunião, organizações com e sem fins lucrativos de todos os setores estão estabelecendo seus próprios caminhos em direção a essa meta, que tem como objetivo final o zero líquido até 2050.
Por meio desta iniciativa, o JMIC visa conectar todas as partes interessadas nas comunidades corporativas, profissionais, acadêmicas e de destino – em todo o mundo – que também se comprometeram a se engajar naquele que é um dos maiores desafios coletivos que enfrentamos hoje.
A iniciativa Net Zero Carbon Events visa reunir uma ampla gama de partes interessadas da indústria para:
– Comunicar em conjunto o compromisso da nossa indústria de combater as mudanças climáticas e rumo ao zero líquido até 2050
– Desenvolver metodologias comuns para medir as emissões diretas, indiretas e indiretas de gases de efeito estufa da indústria
– Construir um roteiro para toda a indústria rumo ao zero líquido até 2050 e reduções de emissões até 2030, em linha com o Acordo de Paris, com apoio e orientação sobre questões-chave
– Promover a colaboração com fornecedores e clientes para garantir o alinhamento e abordagens comuns
– Estabelecer mecanismos comuns para relatar o progresso e compartilhar as melhores práticas.
A nova iniciativa surge do trabalho de uma força-tarefa de organização iniciada pelos membros do JMIC, UFI, AIPC e ICCA, acompanhados por representantes da Emerald Expositions (EUA), Freeman (EUA), HKCEC (China), Informa (Reino Unido), Javits Center (EUA), MCI (Suíça), Messe München (Alemanha), RX (Reino Unido) e Scottish Event Campus (Reino Unido).
Todas as partes interessadas são convidadas a participar desta jornada em https://netzerocarbonevents.org .
“Os eventos impulsionam as indústrias e sociedades. Eles moldam as conversas, estimulam a inovação e geram negócios. Eles são a chave para a colaboração humana. Isso vale para todos os assuntos – incluindo sustentabilidade e mudanças climáticas”, explica James Rees, presidente do JMIC.
“Nós fornecemos os pontos de encontro e mercados para trabalhar em soluções para a crise climática. Ao mesmo tempo, temos a responsabilidade de minimizar nosso impacto nas mudanças climáticas”, completa.
A UFI está comprometida em promover e apoiar o desenvolvimento sustentável entre seus membros globais e a indústria de exposições em geral.
“Esta iniciativa colaborativa e inclusiva, que cobre toda a indústria de eventos, é um novo passo importante e esperamos identificar os compromissos necessários para a redução e neutralização das emissões de GEE relacionadas aos eventos”, finaliza Anbu Varathan, presidente da UFI.