Pavilhão brasileiro da Expo 2020 Dubai mostrará a sustentabilidade do calçado brasileiro

Anúncio

O calçado brasileiro terá espaço especial no pavilhão brasileiro da Expo 2020 Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 2 e 5 de novembro.

A participação do calçado brasileiro é organizada pelo Brazilian Footwear, programa de apoio às exportações de calçados mantido pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) em parceria com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil). 

Localizado no distrito da Sustentabilidade, o pavilhão do Brasil será um dos mais de 190 países que estarão representados na exposição e recepcionará exposições, ativações de marcas brasileiras e espaços de experiência para fortalecer a imagem do País.

A analista de Promoção Comercial da Abicalçados, Paola Pontin, destaca que o Brazilian Footwear apresentará seu reposicionamento como importante player no setor calçadista mundial e apresentará seu perfil de uma cadeia calçadista sustentável.

Anúncio

Também será apresentado exemplos de sucesso de empresas calçadistas brasileiras que vêm incorporando a sustentabilidade como estratégia em seu negócio.

Além disso, será reforçado o ineditismo de o setor contar com a única certificação de sustentabilidade da cadeia calçadista, o Origem Sustentável.

Com um projeto piloto lançado em 2013 e uma versão reformulada a partir de 2019, o Origem Sustentável é a única certificação no mundo voltada às empresas produtoras de calçados e insumos do setor calçadista.

Baseado nas melhores práticas internacionais de sustentabilidade, segue indicadores de cinco dimensões: econômica, ambiental, social, cultural e gestão da sustentabilidade e vem ganhando visibilidade não somente no Brasil, mas no mercado internacional.

Com auditorias credenciadas pela SGS, Bureau Veritas, ABNT e Senai, a certificação conta com quatro níveis de evolução: Bronze (para empresas que cumpram o mínimo de 20% a 30% dos indicadores propostos), Prata (40%), Ouro (60%) e Diamante (80%). 

O Origem Sustentável já tem nomes como Vulcabras, Piccadilly, Bibi, Boxprint e Caimi & Liaison certificadas, e outras em processo de implementação, caso da Schutz, Usaflex, Ramarim, Beira Rio, Via Marte, Redeplast, Calçados Ala e Bebecê.