Após quatro anos de espera, a comunidade marítima internacional finalmente se reuniu novamente na SMM Hamburgo, na Alemanha.
Cerca de 2.000 empresas expositoras e mais de 30.000 visitantes comerciais de mais de 100 países formaram as “Nações Unidas da Construção Naval” na última semana, durante a realização da feira.
“A expectativa da indústria era enorme. Estou ainda mais entusiasmado por podermos provar mais uma vez nossa posição como a principal feira comercial do mundo”, diz Bernd Aufderheide, CEO da Hamburg Messe und Congress.
“A transição energética marítima e a tecnologia e conhecimentos necessários, bem como a vontade clara de mudar, formaram o fio condutor do evento”, completou.
A especial importância da indústria naval para atingir as metas climáticas também ficou evidente pela presença de políticos proeminentes.
Retrofitting foi um dos principais tópicos da SMM. O desafio é tornar gradualmente os atuais 60.000 navios mercantes mais amigos do ambiente e do clima.
Kitack Lim, secretário-geral da Organização Marítima Mundial IMO, ficou visivelmente impressionado com a ampla gama de tecnologias inovadoras durante sua visita à feira.
O chanceler Olaf Scholz , patrono do SMM, disse em uma mensagem de vídeo que era mais do que bem-vindo que a SMM se concentrasse em tecnologias amigas do clima, porque “toda inovação no setor marítimo beneficia a economia global como um todo”.
A meta estabelecida pela própria indústria é clara: transporte neutro para o clima até 2050. Isso requer soluções viáveis de prestadores de serviços de engenharia, estaleiros e fornecedores, mas também de produtores de combustível.
“Como um mercado para inovações, a SMM é uma base importante para as decisões de investimento das companhias de navegação alemãs. O foco está na transformação favorável ao clima da economia marítima”, disse Martin Kröger, Gerente Geral da Associação de Armadores Alemães.
“Estamos conversando com empresas de construção naval, fornecedoras de todo o mundo e com especialistas. Muitos deles estiveram na SMM em Hamburgo”, completou.
TECNOLOGIAS PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA
A SMM é a plataforma internacional para a indústria marítima, desde pequenas start-ups até líderes mundiais de mercado.
A fabricante de motores Rolls-Royce, por exemplo, apresentou conceitos de células de combustível, sistemas híbridos e motores que irão funcionar com e-metanol.
“Estamos claramente apoiando este combustível marítimo para o futuro e queremos ser pioneiros aqui”, afirmou Denise Kurtulus, vice-presidente global de marinha da Rolls-Royce.
A Mecklenburgische Metallguss (MMG) levou seu portfólio hélices de navios com fluxo otimizado, com as quais a Hapag-Lloyd, por exemplo, tem modernizado vários de seus navios existentes.
A otimização representa economia de combustível e emissão de CO2 em mais de dez por cento.
O grupo de tecnologia ABB apresentou um novo disjuntor semicondutor para a próxima geração de sistemas de corrente contínua seguros e energeticamente eficientes.
A RWO, fornecedora líder de soluções inteligentes de gerenciamento de água, apresentou seu mais recente separador de óleo (OWS) na feira líder mundial.
A próxima edição da SMM acontecerá de 3 a 6 de setembro de 2024, em Hamburgo.