Indústria naval define um caminho claro para a proteção do clima na SMM Hamburgo

Anúncio

Após quatro anos de espera, a comunidade marítima internacional finalmente se reuniu novamente na SMM Hamburgo, na Alemanha.

Cerca de 2.000 empresas expositoras e mais de 30.000 visitantes comerciais de mais de 100 países formaram as “Nações Unidas da Construção Naval” na última semana, durante a realização da feira.

“A expectativa da indústria era enorme. Estou ainda mais entusiasmado por podermos provar mais uma vez nossa posição como a principal feira comercial do mundo”, diz Bernd Aufderheide, CEO da Hamburg Messe und Congress.

“A transição energética marítima e a tecnologia e conhecimentos necessários, bem como a vontade clara de mudar, formaram o fio condutor do evento”, completou.

Anúncio

A especial importância da indústria naval para atingir as metas climáticas também ficou evidente pela presença de políticos proeminentes.

Retrofitting foi um dos principais tópicos da SMM. O desafio é tornar gradualmente os atuais 60.000 navios mercantes mais amigos do ambiente e do clima.

Kitack Lim, secretário-geral da Organização Marítima Mundial IMO, ficou visivelmente impressionado com a ampla gama de tecnologias inovadoras durante sua visita à feira.

O chanceler Olaf Scholz , patrono do SMM, disse em uma mensagem de vídeo que era mais do que bem-vindo que a SMM se concentrasse em tecnologias amigas do clima, porque “toda inovação no setor marítimo beneficia a economia global como um todo”.

A meta estabelecida pela própria indústria é clara: transporte neutro para o clima até 2050. Isso requer soluções viáveis ​​de prestadores de serviços de engenharia, estaleiros e fornecedores, mas também de produtores de combustível.

“Como um mercado para inovações, a SMM é uma base importante para as decisões de investimento das companhias de navegação alemãs. O foco está na transformação favorável ao clima da economia marítima”, disse Martin Kröger, Gerente Geral da Associação de Armadores Alemães.

“Estamos conversando com empresas de construção naval, fornecedoras de todo o mundo e com especialistas. Muitos deles estiveram na SMM em Hamburgo”, completou.

TECNOLOGIAS PARA A TRANSIÇÃO ENERGÉTICA

A SMM é a plataforma internacional para a indústria marítima, desde pequenas start-ups até líderes mundiais de mercado.

A fabricante de motores Rolls-Royce, por exemplo, apresentou conceitos de células de combustível, sistemas híbridos e motores que irão funcionar com e-metanol.

“Estamos claramente apoiando este combustível marítimo para o futuro e queremos ser pioneiros aqui”, afirmou Denise Kurtulus, vice-presidente global de marinha da Rolls-Royce.

A Mecklenburgische Metallguss (MMG) levou seu portfólio hélices de navios com fluxo otimizado, com as quais a Hapag-Lloyd, por exemplo, tem modernizado vários de seus navios existentes.

A otimização representa economia de combustível e emissão de CO2 em mais de dez por cento.

O grupo de tecnologia ABB apresentou um novo disjuntor semicondutor para a próxima geração de sistemas de corrente contínua seguros e energeticamente eficientes.

A RWO, fornecedora líder de soluções inteligentes de gerenciamento de água, apresentou seu mais recente separador de óleo (OWS) na feira líder mundial.

A próxima edição da SMM acontecerá de 3 a 6 de setembro de 2024, em Hamburgo.