Em pronunciamento realizado nesta segunda-feira (22) o primeiro-ministro Boris Johnson anunciou novidades para o setor de eventos da Inglaterra.
Johnson informou que a maioria das restrições aos eventos que estão ocorrendo podem ser suspensas até 21 de junho.
No entanto, alguns eventos podem ser permitidos com capacidades restritas, com até 1.000 pessoas ou 50% da capacidade permitida, a partir de 17 de maio.
As regras se aplicam apenas à Inglaterra e não a todo o Reino Unido.
O primeiro-ministro revelou que o país depende agora de dados, e não datas. Novos eventos piloto serão executados a partir deste momento, com testes para elaborar planos de mitigação da COVID-19.
“Vamos pilotar eventos maiores usando testes avançados com a ambição de uma maior flexibilização das restrições na próxima etapa”, disse ele.
A partir de 17 de maio serão permitidos eventos em locais fechados para até 1.000 pessoas, ou 50% da capacidade, com até 4.000 permitidos em eventos ao ar livre.
Até 10.000 podem ser permitidos em ambientes sentados ao ar livre, como estádios.
Nesse momento, teatros, salas de concerto e casas de hospitalidade poderão reabrir, assim como torcedores poderão retornar aos estádios.
Os limites de capacidade serão aplicados dependendo do tamanho do local, observou o primeiro-ministro. O primeiro-ministro disse ainda que quatro revisões estarão ocorrendo para planejar com mais precisão a reabertura mais ampla.
As avaliações incluem certificações específicas destinadas a ajudar os locais a reabrir com segurança e o retorno seguro de grandes eventos.