Aconteceu dias 14 e 15 de janeiro, em São Paulo, o Inspiramais – Salão de Inovação e Design de Materiais. Completando uma década de excelência, o único evento do gênero na América Latina, reafirma o compromisso de impulsionar a indústria de moda nacional, enfatizando a importância de trabalhar a sustentabilidade, aliada a inovação e tecnologia, em resposta a realidade de um mercado em constante movimento.
Marco na história dos projetos de construção de identidade genuinamente nacional, o Salão abrange diversos setores, do calçadista ao moveleiro, passando pelo automotivo, confecção, acessórios e bijuterias até o PET, reunindo informações que unificam linguagem e metodologia para toda a cadeia produtiva.
Nesta edição, entre compradores e formadores de opinião, oriundos de todas as regiões do país, américas e Europa, o Inspiramais recebeu cerca de 7.800 visitantes, para conferir de perto mais de 1.000 produtos exibidos por 180 empresas, uma produção pautada em referências e inspirações singulares, espelhadas na brasilidade e em um vasto material de pesquisa desenvolvido por um time de 28 profissionais que integram o Núcleo de Pesquisa do Inspiramais. Estilistas, designers, compradores, diretores de indústrias, redes varejistas e os principais players do mercado estiveram reunidos.
“Hoje o peso da sustentabilidade, sua relevância para o mercado, criação de produto e para os processos das empresas é tão importante quanto a busca pela qualidade, que foi tão falada e almejada no século anterior”, fala Ilse Guimarães, superintendente da Associação Brasileira das Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), uma das entidades responsáveis pela realização do Inspiramais.
“Estamos nos preparando a bastante tempo para a explosão da questão da sustentabilidade, isso passou do marketing, ultrapassou a barreira do modismo e se estabeleceu como um marco para uma nova ideia, um novo padrão de qualidade. Hoje a sustentabilidade faz parte das ações do Inspiramais – desde os crachás até as instalações. Desta forma, a partir do momento que falamos para o nosso público seja sustentável, pense em práticas sustentáveis, o Inspiramais também vive esse exemplo”, acrescenta Walter Rodrigues, designer, pesquisador e coordenador do Núcleo de Design do Inspiramais.
Setores Conectados
“Na verdade, todo o projeto de design da Assintecal tem 15 anos e o do Inspiramais completa 10 nessa edição. Nesse período, todo o aprendizado de comunidade foi imenso, inclusive por parte da equipe, que monitora e cuida de tudo e faz esse manejo gigantesco, um aprendizado de como negociar, de se fortalecer. Nesses anos temos parcerias incríveis como com a CICB, com a ABIT, com ABIMÓVEL, isso são validações que vão ocorrendo ao decorrer do tempo que certificam o Inspiramais realmente como um projeto fortalecedor da moda brasileira”, analisa Walter Rodrigues.
O coordenador também ressaltou outro ponto importante: a transformação em um programa, muito além de um projeto, uma forma de estabelecer design e inovação em todas as áreas, porque quando o visitante chega ao Inspiramais ele não recebe apenas informação, mas existem os negócios, networking, aprendizados, uma série de ações que modificam as empresas, as pessoas. “Há uma nova visão sobre o produto e sobre todo o mercado. Quando você vai ao shopping e olha as vitrines com os materiais e realmente vê que toda a metodologia está sendo assimilada e absorvida, isso extremamente importante, valida tudo isso”.
A Sustentabilidade foi o mote principal da temporada e SINCRONIA a palavra-chave. O tema discute a conectividade entre os vários aspectos da moda: uma interpretação e reinterpretação de conceitos, que contêm o antigo e o novo, uma reflexão de quem somos e as camadas que nos constroem. Entre as referências utilizadas, o pensamento renascentista.
“A velocidade da informação e a sua descentralização e as evoluções da ciência e da tecnologia produzem vários pontos de vista que se conectam em um mundo à flor da pele, no qual verdades, mentiras, o que é o belo e o que queremos esconder se conectam e vem à tona. Nunca vimos tantas referências à disposição das pessoas e estamos no meio de um processo de efervescência e na constante revisão de conceitos sobre a noção de humanidade. Uma efervescência criativa”, explica Walter Rodrigues.
Nesta edição a metodologia de produtos sofre uma transformação ganhando uma segmentação, dividida por ilhas, que enfocam Luxo, Casual, Tecnológico, Performance e Artesanal – apresentando em cada ilha itens sugeridos para os 10%, 30% e 60 % da pirâmide.
“Na realidade, entendemos que existe uma evolução para tudo, matemos a metodologia da pirâmide porque ela é um balizador e dá uma percepção muito clara de como as empresas podem agir no mercado, no desenvolvimento dos produtos. Mas agora, a comunicação desse novo momento, no qual entendemos que a velocidade do mundo faz com que a gente tenha que olhar para moda em 360 graus (com a figura que abre a apresentação da pesquisa que representa todos os setores) entender que o calçado interfere na roupa, no móvel, na bijuteria, colocamos uma nova maneira de apresentar a pesquisa, separando por ilhas, mas de uma forma muito consistente, o que vai ajudar ainda mais o estilista e o empresário na hora de escolher seus materiais para criar os produtos e fazer um mix produtivo de matérias que tenham uma inovação”, explica o coordenador
Espaço Sustentabilidade e Conexão Criativa e Comercial
SINCRONIA também marcou presença nos projetos especiais do Inspiramais. Atendendo aos setores mais diversos segmentos e em sintonia com a proposta da temporada, o Espaço de Sustentabilidade 2021_I foi criado para dar visibilidade e incentivo a trabalhos e empresas que creem na sustentabilidade como um diferencial para seus produtos.
Participaram do Espaço empresas com inclinação explícita para a inovação e que têm como mote principal o engajamento sustentável como diferencial de produto, fatores que potencializam a busca de competitividade e qualidade no mercado de moda nacional.
“Existe hoje uma demanda urgente demais da sustentabilidade, do ter mais equilíbrio, respeito, eficiência na produtividade e de atender essas demandas com mais transparência, de encontro com a necessidade do consumidor. Ela precisa ser uma realidade que tende só a crescer” diz a curadora do espaço e designer Flávia Vanelli, do Núcleo de Design do Inspiramais.
Entre os highlights do projeto, o biopolímero fabricado a partir de dextrose – açúcar, na maioria das vezes, derivado da cultura de milho, da Cofrag, que possui características similares às do poliéster com origem em fontes fósseis. A Cofrag também possui outro destaque, o Eco-Care, uma poliamida reciclada por meio da combinação entre preocupação com o meio ambiente e pesquisas e desenvolvimento.
E o Cabedal Knit da Top Shoes, tecido construído a partir de resíduos PET, que pode ser aplicado em diferentes calçados, com um aspecto similar à de uma meia encorpada, resistente, durável e extremamente confortável.
Já o Conexão Criativa e Comercial – espaço voltado para as empresas apresentarem componentes de impacto e novidades para o mercado de moda – encorajou a pluralidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro. Transformador, o projeto incentiva e apoia iniciativas que oxigenem o mercado e instiga uma nova geração de valores que mixam multiplicidade, sustentabilidade e tecnologia.
Um exemplo do resultado da ação foram as joias botânicas e artesanais da Cerradouro Biojoias, que utiliza matéria-prima do bioma do Cerrado e quintais de Minas Gerais. As folhas e flores são metalizadas em banhos de metais, sendo perpetualizados e transformados em produtos com complementos naturais.
Outro destaque foram as joias flexíveis, da parceria entre a Mariah Rovery, designer e integrante da Associação Brasileira de Estilistas (ABEST) com a Seringô, resultando, em peças feitas em látex transformado com sílica de açaí, com a Ratoroi, usando restos de plástico e EVA, e com a Black Purpurim, que trabalha impressão 3D com peças de PLA (Amido de Milho).
Estampas legitimamente nacionais
Ligando o tema Sincronia ao mood dos anos 70, o Projeto +Estampa chegou à sua décima terceira edição com participação de seis estúdios. O projeto é uma plataforma de apresentação de trabalhos de estúdios de design de superfície, por meio dos quais são comercializados ilustrações, designs, padrões e estampas, e não a impressão no tecido.
“O +Estampa é uma incubadora, nessa plataforma pensamos em mapear os estúdios de design de superfície e nesse momento trabalhamos entre grupos. Na verdade, o projeto é um conjunto de diversos designers, hoje temos 6 e podemos ter até 12. Assim pensamos em fortalecer a imagem do grupo. O que diferencia cada estúdio é a ilustração, a pesquisa e técnica. Identidades diferentes que trabalham o universo criativo com know how e processos transformadores. Buscamos espíritos livres, de designers livres”, fala Lucius Vilar, curador do projeto e consultor do Núcleo de Design do Inspiramais.
“Estamos em busca de designers que querem se renovar e estão em constante mutação, não é mudar a identidade, mas saber interpretar uma temática dentro de um know how único. Assim, nesse preview, olhamos para a década setentista, para o free spirit, com florais, flores tropicais e uma geometria inspirada no paisagismo de Roberto Bulermax”, salienta Vilar.
Preview do couro – antecipando a moda para toda a indústria
O Preview do Couro 2021_II é um projeto que apresenta um amplo trabalho de pesquisa de materiais e cartela de cores e que se propõe a encorajar o setor coureiro na criação, no aperfeiçoamento e na promoção comercial do couro acabado e autêntico, fomentando a imagem desse produto e dos curtumes no exterior.
Nessa temporada a inspiração seguiu o tema Free Spirit. “Uma reflexão sobre o momento de (r)evolução que estamos presenciando, com um sentimento criativo muito similar à dos anos 1970, década marcada pelas contraculturas e a força street style”, explica Manei Carmenatti, designer e consultor do Inpiramais e coordenador do Preview.
Desta forma, o preview propõe a valorização de acabamentos naturais, utilizando o menor número de processos sobre o couro, materiais mais limpos, além de explorar texturas, estampas e gravações que enalteçam o aspecto clássico e elegante do material.
A botânica também foi um elemento importante de inspiração para criação de novas texturas e estampas que se fundem sobre o couro. Materiais com texturas aveludadas, acamurçadas, nos brocados lisos e estruturados.
“A cartela vem com 10 cores, tons pastel, caramelo, naturais puxando para os terrosos e verde natureza, pois observamos os movimentos do mercado e entendemos a necessidade de gerar um conjunto que contemple o futuro e o presente simultaneamente, ampliando as possibilidades de desenvolvimento e comercialização para os 16 curtumes participantes do projeto Preview do Couro.
Para a estação, o Preview do Couro contou ainda com a parceria das marcas Arezzo, Schutz e Fiver no desenvolvimento de protótipos de calçado e acessórios.
O Preview do Couro 2021_I é realizado pelo Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Brazilian Leather, Assintecal, By Brasil Components, Machinery and Chemincals e Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) para o incentivo às exportações de couros.
Mercado internacional
O Salão também recebeu buyers internacionais, via Projeto Comprador, de trinta empresas, vindos de países como Argentina, Colômbia, Equador, Índia, México e Peru, ávidos para ter acesso aos materiais para moda produzidos no Brasil.
Em 800 reuniões de negócios, com a participação de 60 fabricantes de componentes, os compradores fecharam durante o Salão negócios em torno de USD 1,5 milhão. Para os próximos seis meses a estimativa é de mais USD 7 milhões.