Inspiramais faz balanço positivo e anuncia data da próxima edição

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Estampas com efeito 3D; soluções sustentáveis contra o odor de calçados e roupas para redução no consumo de água; espaços interativos com realidade aumentada e apresentação de estamparia autoral com inspiração e desenvolvimento 100% brasileiro:  foi neste cenário que o Inspiramais encerrou dia 17/07 sua edição 2019_II, apresentando projetos que prezam pela aplicação de alta tecnologia, pensamento sustentável e fomento a novos negócios no território nacional e internacional.

Além dos lançamentos, o evento foi marcado pela integração de diferentes segmentos produtivos, como o moveleiro, que tem o design como ponto convergente e que apostam nele para o aquecimento de seu mercado.

Inovação

Como já anunciado na ultima edição, o Inspiramais sugere a não-data para a moda e aposta também na inovação como caminho para novas possibilidades para a moda.  Percorrendo os corredores do Inspiramais, o Espaço da Inovação aproximou os visitantes das criações inovadoras das empresas ITM, FCC, IQX-Inove Qualyx Tecnologia e Desenvolvimentos de Aditivos e Especialidades, Romana Indústria Química, Ambiente Verde, Cofrag, Palmilhas Martinho, Camaleoa, Endutex, Ambra e Lunelli. O projeto dialogou entre tecnologia e sustentabilidade, exaltando a ciência de materiais, de dados e a nanotecnologia. Segundo André Gusebarbi, designer que está a frente do projeto, “… sustentabilidade e inovação caminham juntas e selecionamos dez empresas que conseguiram extrair este em suas criações”.

Outra inovação foi o fortalecimento da conexão com o setor moveleiro, que promoveu por meio da parceria entre Abimóvel e a Assintecal, o Talk Show “Móveis e Moda: Conectando Matérias, Design e Estilo” ministrado por Walter Rodrigues, coordenador do Núcleo de Design da Assintecal. “Entendemos a importância da indústria de móveis em receber o estímulo para a criação de novos materiais, já que os materiais utilizados para confecções, calçados também podem ser incorporados pelo mobiliário, como também esses outros setores podem se apropriar de elementos inicialmente utilizado nos móveis”, declarou Cândida Cervieri, diretora executiva da Abimóvel.

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A Inovação durante todo o evento foi refletida em sua Programação de Palestras, apoiadas pelo SEBRAE, que reuniu importantes profissionais do setor dos quais compartilharam seus conhecimentos com o público. Walter Rodrigues, Gustavo Dal Pizzol (Rhodia), Leopoldo Nóbrega (designer e artista plástico); Jonathan Tebaldi (Startup Criativando), Laís Pereira Ribeiro (Startup O Amor é Simples), Diana Finkler (Startup Marina Tecnologia), Victor Dellorto (Startup Deskfy) e Marnei Carminatti da Assintecal abordaram entre diferentes temas, a mesma vertente: como as novas conexões e caminhos podem ser estabelecidos, não importando o segmento. “A Inovação está intrínseca em todo o processo de criação, no exercício de captar novos olhares e não temer novos pontos de vista”, declarou Marnei.

Para estimular ainda mais o desenvolvimento desses materiais e, eventualmente, dos produtos, o Inspiramais 2019_II concedeu o Prêmio Transformadores para empresas que se destacaram pelo design e inovação apresentados durante o evento. ‘’Enfeites’’, ‘’Tecidos e Tramas’’ e ‘’Aviamentos’’ foram as categorias em destaque, que premiaram as empresas Endutex na categoria Laminado; Bertex na categoria Tecidos e Tramas; Rollatextil na categoria Aviamentos; Plasticromo na categoria Metal e ABS; Arte da Pele na categoria Couro Exótico; Santa Croce na categoria Couro; Injeplan by Planeta Pé na categoria Saltos, Solados, Palmilhas e Fachetes e Vitrine Acessórios na categoria Enfeites.

Negócios e expansão

Durante o Salão houve a assinatura entre o convênio entre a Apex-Brasil e a Assintecal, que terá duração de 2018 a 2020 (abril/2020) e pretende tornar o setor de componentes de moda, tecnologia, químicos e máquinas para calçados e curtumes, conhecidos internacionalmente por meio do design, inovação e sustentabilidade. Durante este período, a Apex injetará no setor R$ 21,5 milhões,  sendo R$ 12,9 milhões em ações de exportação e R$ 8,5 milhões. A projeção de retorno em exportações para o setor coureiro-brasileiro é de US$ 676 milhões, sendo previsto já em 2018 um retorno de 298 milhões.

Outros dois acontecimentos importantes marcaram o primeiro dia do evento: assinatura da Apex-Brasil com o CICB, também realizador do Inpiramais, e a  importante destaque é a inclusão das empresas da vertical de máquinas, através da cooperação entre Assintecal e a Abrameq (Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas para Couros e Calçados), ao qual o projeto agora responde como By Brasil Components, Machinery and Chemicals. O trabalho será integrado com quatro verticais: Químicos para Couro, Moda, Tecnologia e Máquinas para calçados e curtumes, e para cumprir com o objetivo do convênio, o projeto By Brasil deverá focar em estratégias como: agregar valor à venda dos produtos; potencializar negócios por meio de plataformas virtuais B2B, fortalecer estratégia de posicionamento do setor por meio do design, inovação e sustentabilidade, transformar o perfil das empresas para exportadoras contínuas, com ênfase no atendimento diferenciado para as Micro e Pequenas Empresas.

E por falar em exportação, por meio do Projeto Comprador, o Salão reuniu 30 compradores internacionais de países como México, Colômbia, Equador, Índia, Estados Unidos, Argentina e Peru que puderam conhecer o lançamento de mais de 900 materiais e participar de rodadas de negócios.  A ação resultou em 700 rodadas que geraram a expectativa do valor de U$ 5.709.000 em negócios.  Esta é uma ação de incentivo às exportações executadas em parceria pela Apex-Brasil e a Assintecal e Abrameq, um benefício exclusivo para os participantes do projeto By Brasil Components, Machinery and Chemicals. Através do programa, também foi realizado o Projeto Imagem, trazendo jornalistas internacionais da América Latina, Estados Unidos e Alemanha.

Esta edição do Inspiramais foi marcada pela posse da nova diretoria da Assintecal – mandato da nova gestão para o período 2018-2019. Milton Killing, presidente da Killing, permanece como presidente da entidade. Entre as novidades, a diretoria contará está a proximidade dos polos calçadistas e a chegada de integrantes locais de Nova Serrana (MG), Franca (SP), Paranhana (RS), Birigui (SP) e São João Batista (SC) – que assumem como vice-presidentes setoriais.

Moda

Por meio da exposição de diferentes projetos, o Inspiramais dialoga com empresas e visitantes, fomentando uma moda autoral, que busca inovação e sustentabilidade. Entre eles, o projeto Conexão Inspiramais é um dos mais celebrados. Tem início com o ciclo do estudo das inspirações e referências de moda, contando com a coordenação do estilista Walter Rodrigues, quando as empresas participantes do projeto recebem consultorias para a criação e desenvolvimento de seis materiais inovadores em design e tecnologia. Todos os produtos desenvolvidos, mais de 900 novidades em materiais, estiveram presentes no evento. Esta ação pretende promover as empresas, ressaltando o design brasileiro como diferencial no mercado nacional e internacional, além de incentivar as instituições participantes a se tornarem competitivas neste mercado.

Por meio do SEBRAE e a Assintecal, o Projeto Conexão Criativa e Comercial pretende contribuir com o reconhecimento e valorização da moda brasileira.  Durante o Inspiramais ele exaltou a diversidade e a riqueza do design e do artesanato brasileiro, totalmente voltado ao desenvolvimento de componentes, conectando-os ao mercado para apresentar o seu aspecto exclusivo e original. Teve a participação exclusiva de micro e pequenas empresas, com a exposição de produtos escolhidos destinados aos segmentos vestuário, calçados, acessórios e joalheria.

E para exaltar as pesquisas em sustentabilidade e inovação, o Preview do Couro recebeu a participação de 12 curtumes, além da parceria com o projeto +Estampa, que levou trabalho de quatro estúdios que desenvolveram diversos protótipos entre calçados e acessórios, no Espaço Preview do Couro. Apoiados pela palavra “Play” – que será responsável por nortear as criações a partir do próximo ano – os trabalhos buscaram inspiração em colagens, reconstrução e expressionismo, criando uma relação entre Van Gogh e o mundo contemporâneo. “A ideia é de que “Play” seja o restart de todo o processo, saindo da inércia que vivemos entre reclamações e problemas, para que possamos ir em frente para que de uma forma lúdica e alegre possamos modificar qualquer realidade”, conta o consultor Marnei Carminatti, coordenador do projeto que é promovido e realizado pelo CICB e Apex-Brasil.

Sob a batuta do designer e consultor da Assintecal, Lucius Vilar, oito estúdios de design de todo o país exibiram suas criações durante o Projeto + Estampa, decodificando elementos da cultura brasileira para criação de novas estampas e apresentação de novas aplicações. Realizado pela ABIT e AL-Invest 5.0, o projeto pretende incitar a inovação para inibir o movimento de cópias e reproduções similares, apresentando novas estampas. Van Gogh e Basquiat foram os grandes artistas inspiradores desta edição. “Trabalhamos com uma paleta de cores bem pequena, trazendo um olhar fresco e novo. Exaltamos também os traços manuais, que remetem ao expressionismo e aos artistas de rua como Basquiat”, conta Lucius, que aplicou a metodologia da pirâmide 10% na produção.

A frente do Referências Brasileiras, a designer Julia Weber do Núcleo de Pesquisa da Assintecal propôs novos caminhos e linguagens para superfícies, formas e estética de materiais e produtos de moda. A cultura brasileira, através de pesquisa histórica e iconográfica, foi decodificada indicando inspirações alinhadas ao Preview das próximas coleções. Em cima da temática Reconfiguração, o Papel tornou-se inspiração e símbolo da identidade do imigrante italiano que se estabelece na região de Farroupilha, na Serra Gaúcha. “Nos inspiramos na trajetória do imigrante italiano da região de Farroupilha, localizada na Serra Gaúcha. A elaboração de todos os protótipos expostos foi elaborada em sua matéria prima principal, que é o papel, um dos símbolos da identidade deste povo”, conta a designer.

Farroupilha também serviu como inspiração para o Projeto “Iconografia Local”, que desembarcou na cidade sob o atento olhar da designer Paola Fabris exaltando as flores, folhas, frutos, esculturas, cores, texturas e objetos, decodificados por meio de uma pesquisa histórica e de imagens. Realizado pelo SEBRAE, Abest e Assintecal,   o projeto procurou retratar a riqueza de uma cultura que pode levar à inspiração para o desenvolvimento de produtos brasileiros – resultando na produção de um vídeo-pesquisa “Iconografia Local Farroupilha”.