A 27ª edição da Intermodal South America foi considerada por muitos expositores como o start do ano para o setor. Cerca de 500 marcas estiveram presentes.
Com corredores lotados durante os três dias, o evento bateu recorde de visitação em relação às edições anteriores, e foi considerada a maior na história do evento.
Foram mais de 40 mil visitantes que passaram pelo pavilhão de exposições do São Paulo Expo para acompanhar as novidades e tendências de mercado da cadeia logística, de suprimentos e de cargas.
Durante a edição de 2023 da Intermodal South America, painelistas de vários países apresentaram cases, estudos e soluções para a cadeia logística mundial.
Temas como tecnologia, sustentabilidade, transição energética e infraestrutura compuseram a grade de palestras do Interlog Summit. Foram três dias de muito conteúdo e networking.
“Prevíamos que esta seria a maior e melhor Intermodal de todos os tempos e isto ocorreu”, diz o diretor da Intermodal, Hermano Pinto Jr.
Tivemos um grupo de empresas expositoras representantes de todo o ecossistema da logística, integradas em um ambiente de intenso networking”, completa.
Para o executivo a edição de 2023 foi divisor de águas e coincide com um momento de grande efervescência de toda a cadeia de suprimentos, produção e distribuição de todos os setores da economia.
“Agora, temos o desafio de entregar um evento ainda melhor no ano que vem”, ressalta. A próxima edição está agendada para 5 a 7 de março de 2024, novamente no São Paulo Expo.
MERCADO ANALISA CENÁRIOS E DEFINE TENDÊNCIAS PARA O SETOR LOGÍSTICO
Uma palestra magna marcou o terceiro e último dia do Interlog Summit, área dedicada a painéis e debates do setor logístico.
Bart De Muynck, Chief Industry Officer da Project 44, empresa especializada em projetos e consultoria de tecnologia para empresas de supply chain, falou sobre como melhorar a visibilidade da cadeia de suprimentos através da tecnologia.
O painel foi comandado por Pedro Moreira, presidente da Associação Brasileira de Logística (Abralog).
O palestrante ressaltou que o mundo e a cadeia logística sofreram diversas mudanças por conta da pandemia e que esse fato impactou o setor a longo prazo.
O especialista apontou a necessidade de inovação para aprimorar o segmento por meio do uso de recursos como inteligência artificial, machine learning, automação, IoT, Big Data, entre outros.
Porém, de acordo com Bart, os dados são os insumos mais valiosos das empresas que querem melhorar o desempenho da cadeia de supply chain.
“Os dados são a chave do sucesso, é por intermédio de minuciosas análises que conseguimos obter respostas que nos ajudem na tomada de decisão. Os dados recebidos e monitorados em tempo real são ainda mais importantes”, disse.
Para o futuro, o palestrante aponta a necessidade dos CEOs direcionarem a atenção para sustentabilidade, aquisição de novos talentos digitais e o uso combinado de diferentes tecnologias.
NT EXPO – NEGÓCIOS NOS TRILHOS
Grandes expectativas para o futuro do setor ferroviário de transporte de cargas e passageiros no país marcaram a 23ª edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos.
A NT Expo aconteceu simultaneamente à Intermodal South America, no São Paulo Expo, sendo também organizada pela Informa Markets LATAM.
O clima de otimismo entre os players do setor foi refletido nos corredores lotados do evento e nos diversos painéis de debate apresentados no Congresso NT Expo.
Com foco em projetos que impactarão na eficiência do transporte de cargas e de passageiros sobre trilhos, o setor ferroviário vive momento de grande dinamismo e interação entre as esferas do poder público e da iniciativa privada.
Presentes ao evento, as 200 marcas expositoras trouxeram soluções state-of-the-art em equipamentos, tecnologia e serviços para todos os elos da cadeia de distribuição que envolvem o modal.
“Os três dias de evento comprovaram como o mercado ferroviário no Brasil está aquecido com as possibilidades de expansão do modal anunciadas para o transporte de cargas e de passageiros”, afirma Hermano.
“Os expositores encerram a participação em mais uma edição do evento animados com as oportunidades de relacionamento e a qualificação do público visitante”, conclui o executivo.
A data da próxima edição da NT Expo – Negócios nos Trilhos será anunciada em breve.