Anúncio
Início Feiras de Negócios International Pet Meeting 2024 debate exportação, liderança feminina e inovação no setor...

International Pet Meeting 2024 debate exportação, liderança feminina e inovação no setor pet

O setor pet brasileiro, que deve atingir R$ 77 bilhões em faturamento em 2024 com um crescimento de 12,1% em relação ao ano anterior, ganhou destaque na 4ª edição do International Pet Meeting (IPM). Realizado entre 5 e 8 de novembro, o evento promovido pelo Instituto Pet Brasil (IPB), em parceria com a ApexBrasil, foi 100% online, gratuito e reuniu empresários, especialistas e representantes do setor público para discutir temas essenciais para a internacionalização e profissionalização do mercado.

Com mais de 18 mil pessoas impactadas nas redes sociais, o IPM debateu questões como exportação, liderança feminina e inovação, fortalecendo a competitividade de empresas brasileiras no mercado global.

O evento apresentou estudos de mercado e abordou como empresas de diferentes portes podem explorar oportunidades de exportação. A ApexBrasil, parceira do evento, destacou o PEIEX – Programa de Qualificação para Exportação e outras plataformas como Brasil Exportação.

“Nosso objetivo é capacitar empresas para gerar oportunidades de negócio. Ferramentas como o PEIEX oferecem conhecimento prático para facilitar esse processo”, afirmou Rita Albuquerque, coordenadora de Competitividade da ApexBrasil.

Anúncio

Entre os destaques da programação estiveram painéis sobre o potencial das regiões Norte e Nordeste para exportação e os desafios das exportações fronteiriças, voltados para pequenas e médias empresas (PMEs).

O segmento de PMEs continua sendo um pilar do mercado pet brasileiro. Pet shops movimentarão cerca de R$ 37,5 bilhões em 2024, enquanto clínicas e hospitais veterinários representam 18% do faturamento, com R$ 13,8 bilhões. As mega stores pet e o e-commerce especializado também demonstram força, com receitas de R$ 7,2 bilhões e R$ 2,4 bilhões, respectivamente.

“Discutimos não apenas a internacionalização, mas também a importância das PMEs no setor, que seguem liderando o varejo e mostrando seu potencial no mercado externo,” ressaltou Caio Villela, presidente-executivo do IPB.

O papel das mulheres no setor pet foi outro tema central. Luciana Guedes (Ultramares), Marly Fagliari (Pet Society) e Elaine Faria (Pethucos) compartilharam suas experiências, destacando a importância da diversidade e liderança feminina em um mercado em crescimento.

O evento contou com palestrantes de peso, como Carlos Machado, CEO da AnimallTag, e Maurício Manfré, diretor da Ultramares, que trouxeram insights valiosos sobre a realidade do mercado pet. “Eventos como o IPM mostram como a inovação e a exportação são cruciais para a competitividade no mercado global,” destacou Villela.

Com uma agenda voltada para exportação, inovação e profissionalização, o International Pet Meeting reafirmou seu papel estratégico no fortalecimento da cadeia produtiva do setor pet brasileiro.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile
Privacy Overview

Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo.

Strictly Necessary Cookies

Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.

If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.