Anúncio
Início Eventos Sociais, Esportivos e Corporativos IT Forum Salvador coloca Bahia no circuito de grandes encontros corporativos do...

IT Forum Salvador coloca Bahia no circuito de grandes encontros corporativos do país

Anúncio

Representantes do Google, Microsoft, Dell, Lenovo e de outras referências do setor se reuniram na capital baiana para a primeira edição do IT Forum Salvador.

O evento recebeu 800 pessoas, entre CEOs, CIOs, diretores e gestores de grandes empresas do país e que lideram a transformação tecnológica nacional.

Além do resgate cultural por meio de apresentações e espaços históricos da cidade, como a Casa Jorge Amado, a Igreja Rosário dos Pretos e a própria Casa Pia, o evento trouxe muito conteúdo.

Rolaram debates sobre inteligência artificial, cibersegurança, liderança, meios de gestão e outras tendências voltadas ao mercado de tecnologia. Foram mais de 40 horas de conteúdos exclusivos, entre painéis, palestras e rodas de conversa.

Anúncio

A abertura contou com a participação de Bruno Reis, prefeito de Salvador, e Carlinhos Brown, cantor e compositor soteropolitano, enquanto Renan Hannouche e Dante Freitas, do projeto Gravidade Zero, iniciaram a agenda de conteúdo com a plenária “Liderança no Caos”.

“Nosso objetivo foi engajar as lideranças para desenvolver o setor”, reforça André Cavalli, CEO da IT Mídia, realizadora do evento. Para ele, os profissionais precisam ser disruptivos e criar um efeito dominó positivo no mercado.

“Há 25 anos o IT Forum busca gerar conexões, sempre pensando nos desafios da área. Essa é a essência do evento”, completa.

Mas o encontro, considerado o maior de tecnologia da América Latina, desta vez foi direcionado a um objetivo ainda maior.

A edição inédita em Salvador é parte de uma série de ações que direcionam o Nordeste e empresas parceiras da realizadora a uma única meta: transformar a Bahia em um polo de inovação do setor no mercado nacional.

“Hoje, queremos tornar a região uma referência para o setor de tecnologia, criando projetos para fortalecer a educação, que é a base do nosso futuro, promovendo a profissionalização do mercado local e gerando oportunidades de negócios”, diz Adelson de Sousa, fundador da IT Mídia.

REUNIÕES DE NEGÓCIOS E MULHERES NA LIDERANÇA

Além das palestras e apresentações, as lideranças também participaram de encontros de relacionamento.

Ao todo, foram realizadas quase 800 reuniões digitais, na semana que antecedeu o evento, e mais de 1,2 mil presenciais, em Salvador.

Este ano, a média de mulheres CIOs no evento saltou de 13% – percentual atingido nas últimas edições – para 22%. Resultado dos esforços da IT Mídia, que tem realizado ações para mudar essa realidade, desafiando as próprias estatísticas do setor.

“O mercado carece de profissionais mulheres e isso reflete na quantidade do público que participa do IT Forum”, afirma Déborah Oliveira, diretora de Conteúdo da IT Mídia.

“Uma das formas que encontramos de tentar diminuir essa diferença foi engajando as mulheres que, hoje, atuam no setor para que uma puxe a outra”, completa.

Para isso, grandes lideranças levantaram discussões sobre mulheres no mercado de TI em parceria com o movimento “Uma Sobe e Puxa a Outra”.

O movimento tem o propósito de incentivar o público feminino na evolução de suas carreiras. O grupo ganhou destaque num painel sobre o tema, mediado por Carmela Borst, fundadora e CEO da SoulCode.

Outra ação de incentivo foi realizada em parceria com o grupo MCIO, que atua na ampliação da representatividade feminina no setor de tecnologia.

Hoje, mais de 275 executivas participam da iniciativa, que leva cursos de capacitação gratuitos, mentorias voluntárias, eventos inspiracionais e realiza a divulgação de vagas na área em empresas parceiras do movimento.

AÇÕES SOCIAIS

Os estudantes da Casa Pia, sede central do evento, também protagonizaram ações importantes no evento. As crianças, de 1 a 6 anos que estudam na Instituição, são moradoras das comunidades no entorno do local.

Por meio de parceria com a Mastertech e ao lado do artista Andy Hope, executivos puderam experimentar e explorar a criatividade com o uso do grafite.

As telas, em seguida, foram finalizadas pelas crianças da Casa Pia e leiloadas no IT Forum. Ao todo foram arrecadados mais de R$ 45 mil e revertidos à entidade.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile