O Italian Exhibition Group (IEG), organizador de feiras e eventos da Itália, apresentou o #safebusiness, projeto que traz uma gama de protocolos elaborados em conjunto com empresas de equipamentos e catering, técnicos e associações para garantir a reabertura com segurança dos eventos.
O projeto é bem completo e foca em todas as fases da experiência da feira e da conferência. “Nosso objetivo é fornecer uma resposta completa e confiável para nossos clientes e o público internacional que agora, mais do que nunca, está nos pedindo para poder contar com o recomeço de feiras e conferências. Fizemos isso de acordo com os regulamentos e documentos de saúde anti-Covid-19, elaborados pela AEFI, FEDERCONGRESSI, UFI e EMECA”, explica Corrado Peraboni, CEO do IEG
São mais de cinquenta diretrizes com um rigoroso protocolo regulatório e organizacional:
A-) Antes da realização da feira
- Acordo com empresas de compartilhamento bicicletas, empresas de scooters elétricos, etc.
- Espaços reservados no Centro de Convenções para incentivar o uso de veículos não compartilhados e ecológicos para chegar ao evento
- Bilheteira e pagamentos exclusivamente on-line
- Plataforma digital para o planejamento de consultas antes do Show
- Entradas programadas para cada dia com base na redefinição da capacidade do salão
- Planejamento e gerenciamento seguro de toda a cadeia de suprimentos de equipamentos
B-) Na entrada
- Pontos de distribuição de máscaras para aqueles que não possuem suas próprias
- Portas de acesso abertas e, sempre que possível, sem puxadores
- Várias entradas com corredores de segurança e sinalização horizontal à distância
- Bilhetes de entrada desmaterializados (ou seja, virtual)
- Sistema digital de medição da temperatura e nenhuma entrada para aqueles com temperatura igual ou superior a 37,5 °
- Rota de higienização
- Obrigatoriedade do uso de máscaras faciais – com verificação dos visitantes nas entradas
C-) Dentro do Pavilhão
- Cálculo da capacidade do Pavilhão em relação aos regulamentos de distanciamento
- Aplicativo e sinalização para feiras integradas com instruções sobre o comportamento anti-Covid-19
- Distribuição de desinfetantes para as mãos em toda a área
- Horário de funcionamento prolongado nos dias em que se espera mais público
- Gerenciamento de fluxo com rastreamento digital
- Utilização de matérias com segurança sanitária e livre de COVID-19
- Preferência por sistemas de pagamento sem contato
D-) Catering | Praça de Alimentação
- Verificação da temperatura dos trabalhadores
- Os funcionários devem usar luvas, máscaras e macacões descartáveis
- Pagamentos através de aplicativos sem fila
- Barreiras entre mesas e menus digitais nas praças de alimentação ao ar livre
- Praças de alimentação ao ar livre
- Utilização de material orgânico descartável e compostável nas sacolas de entrega do almoço e café
- Totem com informações sobre a refeição colocado em lugar amplo para evitar aglomeração
- Procedimento de entrega delivery nos estandes
E-) Serviços
- Conexão de transporte entre o aeroporto, hotéis e o Centro de Convenções: higienizado, equipado com desinfetante para as mãos, obrigação da utilização de máscaras a bordo, número fixo de passageiros e barreira protetora para separá-los do motorista
- Salas de conferência, business center e sala de imprensa com layout de assentos para garantir distanciamento social e material informativo exclusivamente digital
- Produções multimídia e transmissão ao vivo para apoiar eventos, conferências, jornalistas
- Armário com rack automático e revestimentos descartáveis
- Banheiros com sanitização constante, lavagem antibacteriana das mãos e equipe de serviço
F-) Acessibilidade
- Máscaras transparentes para falar com deficientes auditivos
- Estacionamento reservado
- Fornecimento de equipamentos de assistência (cadeiras de rodas, etc.) higienizados antes e após cada uso
- Entradas especiais sem barreiras arquitetônicas
- Banheiros adequadamente equipados com sanitização específica
- Elevadores internos para salas de conferência
G-) Ações especiais
- Sanitização constante em todo o Centro de Convenções por empresas especializadas registradas
- Ciclo constante de esvaziamento e higienização da lixeira em toda a área
- Sanitização de filtros, ar condicionado e canais de aquecimento e troca frequente de ar
- Sala médica e zona de isolamento para possíveis casos suspeitos
- Protocolo de gerenciamento de crises (comportamento no local, autoridades a serem notificadas, área de isolamento …)
H-) Treinamento e informação
- FUNCIONÁRIOS DO IEG
– Triagem sorológica em massa de forma voluntária, de acordo com protocolos regionais
- FUNCIONÁRIOS DO IEG E EQUIPE COMERCIAL
– Treinamento e execução de tarefas de segurança, uso de EPI, procedimentos rigorosos de higiene e desinfecção pessoal, distanciamento, atualizações periódicas
- EXPOSITORES E VISITANTES
– Por meio do site app: notícias sobre políticas internas, medidas de prevenção e serviços públicos (farmácias, autoridades locais, hospitais, etc.)
I-) Eventos e Conferências
- Medição de temperatura na entrada por pessoal especializado
- Gerenciamento de fluxo digital centralizado
- Digitalização, produções multimídia e transmissão ao vivo para apoiar eventos
- Padronização dos procedimentos de segurança em conformidade com os do promotor da conferência
- Padronização de acordo com os protocolos gerais do setor e as boas práticas divulgadas pela Federcongressi
- Treinamento do pessoal sobre procedimentos e regulamentos de segurança
- App integrado com todas as iniciativas e instruções sobre o Covid-19
- Cálculo da capacidade da instalação de conferência em relação aos regulamentos de distanciamento
- Distribuidores de desinfetantes para as mãos em toda a área
- Distribuição da máscara facial
- Monitoramento de entrada na sala de conferência