O setor de turismo de Joinville celebra o atual momento de crescimento e transformação que será impulsionado por um convênio inédito recém firmado.
A ação envolve a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), e o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau (JRCVB).
Os detalhes do Termo de Colaboração e as ações que deverão ser implementadas por meio da parceria, foram o tema central do “Encontro com Associados”, realizado pelo JRCVB, no início de maio.
O evento teve a presença do prefeito de Joinville Adriano Silva, e da vice-prefeita Rejane Gambin; do secretário de Turismo do Estado de Santa Catarina, Evandro Neiva; e do secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.
O encontro também foi prestigiado por autoridades do município, representantes do trade turístico, lideranças de entidades representativas, profissionais e empresários do setor, imprensa e convidados.
Formalizado no último mês de março, o convênio terá investimento total de R$ 2 milhões e prazo de execução de dois anos.
O objetivo é promover Joinville como destino em todo o Brasil e também no exterior, por meio de estratégias fundamentadas na inteligência de mercado, que deverão impulsionar a comercialização dos produtos turísticos oferecidos pela cidade.
De acordo com o presidente do JRCVB, Giuliano Rodrigo de Mello, o convênio vai ampliar e fortalecer a atuação da entidade que, há 26 anos, trabalha com foco no desenvolvimento do turismo de lazer e negócios.
“Para nós, o convênio é um marco na história do turismo de Joinville. Mostra a visão do Governo Municipal em dar autonomia ao Joinville Convention Bureau e permitir a continuidade de vários projetos”, afirma.
O turismo é um propulsor da economia da cidade e a partir de agora estaremos melhor estruturados para fazer boas entregas aos empresários do setor”, completa.
Destacando os valores e atrativos de Joinville, as reestruturações e revitalizações implementadas nas áreas rural e náutica, bem como projetos como o Palácio das Orquídeas, que darão ainda mais visibilidade e força ao turismo da cidade, o prefeito Adriano Silva reiterou a importância da parceria.
“O turismo faz com que as cidades se reinventem e que façam o que há de melhor para as pessoas. Dar liberdade para o Joinville Convention Bureau conduzir o futuro do turismo de Joinville é fundamental”, explica.
Os recursos desse convênio darão à entidade a liberdade administrativa e econômica para fazer da nossa cidade uma referência mundial em turismo”, completa.
Já o secretário de Turismo de Santa Catarina, Evandro Neiva, reforçou a importância da iniciativa para o turismo do Estado.
Para ele, a parceria entre a Prefeitura do município e o Joinville Convention Bureau, demonstra a maturidade com que a gestão pública trata o setor.
Turismo de Joinville em ascensão
Para o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, o convênio acontece em um momento de crescimento que pode ser demonstrado por números e dados obtidos por entidades do setor.
Em 2022, 63% dos visitantes recebidos pelos três principais museus de Joinville, o Museu Nacional da Imigração e Colonização (MNIC), o Museu Arqueológico de Sambaqui e o Memorial da Bicicleta, foram turistas.
Em anos anteriores, a maioria dos visitantes dessas Unidades era público local. Na rede hoteleira, a taxa de ocupação dos hotéis de Joinville bateu recorde ao alcançar o índice de 60%.
Da mesma forma, a permanência média na cidade foi de 2,2 dias, melhor número dos últimos seis anos.
Em âmbito estadual, Joinville foi a 3ª cidade catarinense com maior arrecadação do turismo, alcançado R$ 3,9 milhões, de acordo com o ranking das cidades de maior Valor Agregado do Turismo (VAT).
Recentemente, Joinville recebeu nota máxima na avaliação do Mapa do Turismo Brasileiro 2023, de acordo com avaliação do Ministério do Turismo (MTur), que considera o desempenho da economia no turismo do local, de acordo com diversas variáveis.
“O convênio coroa isso, a partir do estabelecimento de metas, estratégias e ações conjuntas para divulgar Joinville”, reforça Gassenferth.
“Temos infraestrutura relevante, atrativos ainda pouco conhecidos, então entendemos a importância de fazer esse trabalho de promoção da cidade com estratégias de marketing, ações e eventos em todo o Brasil e também no exterior”, completa.
AÇÕES EM ANDAMENTO
Logo após a assinatura do termo colaborativo, o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau deu início às ações que ajudarão a promover a cidade como destino e consolidar a sua marca.
O investimento total do convênio será de R$ 2 milhões, sendo que R$ 800 mil já foram repassados pela Prefeitura de Joinville ao JRCVB.
No início de 2024, será feita a transferência de mais R$ 1,2 milhão para desenvolver as ações no decorrer do próximo ano.
O trabalho será dividido em quatro etapas que contemplam trabalhos de prospecção de eventos, produção de materiais promocionais, audiovisuais, entre outras iniciativas.
Para a primeira fase, as ações preveem a participação em feiras e eventos nacionais e internacionais, bem como captação de eventos para Joinville.
A etapa seguinte contempla a realização de famtours com a participação de agentes de turismo, promotores de eventos e representantes do trade turístico que virão a Joinville conhecer e vivenciar os produtos da cidade.
Já no terceiro momento, o foco será a promoção da cidade em âmbito nacional por meio das plataformas digitais, com ações em redes sociais e plataformas de viagem.
E a quarta etapa será voltada à promoção interna do destino, mostrando ao público joinvilense tudo o que a cidade oferece e estimulando-o a vivenciar cada experiência.
“Todo esse trabalho está alinhado com o Place Branding, com os planos de marketing turístico e com o Plano Municipal de turismo. Será um trabalho robusto, alicerçado por estudos já desenvolvidos em Joinville”, completa o executivo do JRCVB, Giorgio Souza.
CAMPANHA DE PROMOÇÃO DO DESTINO
Um dos primeiros resultados concretos obtidos por meio do convênio é a contratação de uma empresa de marketing e promoção de destino.
A estratégia e a execução do trabalho serão assinadas pela Imaginadora, empresa especializada em marketing, eventos e relações públicas no mercado de viagens.
Com 15 anos de história, a Imaginadora atende a empresas e destinos turísticos de grande relevância global, como o grupo SeaWorld Parks, Miami, Serviço Nacional de Turismo do Chile (Sernatur) e a Inclusive Collection, grupo de marcas de resorts all inclusive presentes em diferentes destinos, entre outros.
Para Joinville, a Imaginadora elaborou o plano de ação fundamentado em três pilares:
– Ações B2B (business to business) direcionadas aos canais de distribuição, ou seja, operadoras e agências de viagens que vendem Joinville;
– Treinamentos e capacitações para agentes do trade turístico;
– Ações de marketing digital.
Parte do time da Imaginadora está em Joinville para visita de imersão a Joinville, onde terá a oportunidade de conhecer e vivenciar as atrações e equipamentos turísticos, a infraestrutura da cidade.
Fotos: André Kopsch