A cidade mineira de Juiz de Fora recebeu na última segunda-feira (22) seu primeiro evento-teste para avaliar uma possível revisão do enquadramento do setor de eventos no “Programa Juiz de Fora pela Vida” durante a pandemia de Covid-19.
De acordo com as regras vigentes, atividades artísticas como produções musicais, teatrais, espetáculos de dança, circenses, entre outros; e também de congressos, feiras e exposições de caráter publicitário, só estão autorizadas na faixa verde, a menos restritiva dos protocolos.
Este foi o primeiro teste de uma série de eventos-testes previstos para acontecer até o final de fevereiro. Atualmente, a cidade se encontra na faixa laranja do “Programa JF pela Vida”.
Dando sequência a agenda de eventos-testes, está prevista para acontecer até o dia 25 deste mês um showroom de calçados e acessórios da Zona da Mata.
Na sexta (26), acontece a ação de cervejarias artesanais de Juiz de Fora, “Caminhos da Cerveja – Viva nossa história em cada gole”. Por fim, para o sábado (27), está prevista a realização de um evento social.
Teste para o corporativo e explicações
O evento foi realizado pelo Juiz de Fora Convention & Visitors Bureau (JFCVB) em parceria com a Secretaria de Turismo da Prefeitura de Juiz de Fora (PJF).
O Premier Parc Hotel abrigou o evento que recebeu 50 pessoas (máximo permitido) e teve como tema “Capacitação e Sensibilização sobre os Protocolos de Segurança para Retomada dos Eventos”.
Foram ao todo duas rodadas de palestras. A primeira foi destinada ao Poder Público Municipal, à imprensa e a associações de classe, e aconteceu à tarde.
À noite, os mesmos temas foram debatidos com profissionais do setor de eventos convidados para participar do encontro.
Os debates do evento tiveram como foco o detalhamento de orientações apresentadas no documento que visa a retomada segura e responsável das atividades do setor de evento.
Para entrar no evento foram observadas regras que já viraram uma regra para o setor: checagem de temperatura, respeito ao distanciamento, manutenção do uso de máscara e higienização constante das mãos.
“Estamos realizando esse teste com enorme responsabilidade, em parceria com as entidades do setor, pensando em uma possível retomada gradual e o estabelecimento de políticas públicas e ações para um setor que já sofre há quase um ano e que foi um dos primeiros que parou com o início da pandemia no ano passado”, comentou o secretário municipal de Turismo, Marcelo do Carmo.
O secretário, todavia, ressaltou que qualquer retomada carece de estudos e análises de diversas secretarias da Prefeitura e é vislumbrada para um “futuro próximo”.
Assista como foi o evento da noite