Koelnmesse apresenta ideias para uma nova sede da empresa

Anúncio

O projeto apresentado pelo consórcio formado por HPP Architects e ASTOC Architects and Planners servirá de base para o planejamento futuro de um potencial novo edifício administrativo para Koelnmesse.

“O design torna visível e tangível a nossa visão de uma empresa orientada para o futuro, flexível e sustentável”, explica o CEO da Koelnmesse, Gerald Böse, após várias horas de deliberações do júri.

Ao mesmo tempo, Böse sublinha que a decisão do júri não deve ser vista como um sinal de partida para a construção: “Só após um exame cuidadoso dos planos de projeto e da estimativa detalhada dos custos, decidiremos sobre um novo edifício administrativo ou a continuação do arrendamento de espaço de escritório.”

Neste contexto, a consolidação econômica a longo prazo de Koelnmesse tem prioridade máxima. Espera-se que uma decisão seja tomada em 2025.

Anúncio

A Koelnmesse precisa de uma localização de escritórios sustentável e preparada para o futuro e já tinha decidido em 2019 considerar a possibilidade de construir um novo edifício administrativo.

Devido ao impacto financeiro da COVID-19, uma ideia inicial para uma nova construção no local do atual Messehochhaus 2 não foi levada adiante.

Como parte de um recente processo de concurso, os planejadores gerais foram convidados a apresentar ideias para um possível novo edifício no local do Pavilhão 3.

Para manter os custos baixos, construir um novo edifício no recinto de feiras é uma escolha óbvia. O local do Pavilhão 3 também seria ideal, pois necessita de grandes reformas e os eventos ali realizados podem ser concentrados nos demais pavilhões.

PROCESSO E FUTURO

Para resolver a tarefa de planejamento, a Koelnmesse decidiu realizar um procedimento de premiação que incluía o desenvolvimento de pesquisas.

Após um exame preliminar intensivo de 30 candidaturas, cinco empresas foram convidadas a desenvolver propostas. O projeto apresentado pela HPP e ASTOC acabou convencendo os treze jurados em sua reunião em 13 de setembro de 2023.

“Com o novo prédio administrativo, criaríamos um local atraente e moderno que representaria perfeitamente Koelnmesse para o mundo”, comentou Böse, sobre a decisão.

A Presidente do Conselho Fiscal, Prefeita Henriette Reker, afirmou após a decisão que mesmo que esta não seja uma decisão para um novo edifício, o convite para o concurso e os planos para possíveis novas sedes administrativas refletem a confiança no futuro do comércio negócios justos em Colônia.

“A Koelnmesse provou repetidamente ser um construtor confiável que respeita orçamentos e cronogramas em seus projetos de construção e reforma”, disse.

Horst Harbusch-Geier, vice-presidente de infraestruturas da Koelnmesse, também indicou que a possível nova sede entra no contexto de sustentabilidade vislumbrado pela organizadora.

“O novo edifício de escritórios também nos aproximaria do nosso objetivo de utilização sustentável dos recursos e de redução significativa das emissões de CO2”, afirmou.

A Koelnmesse está planejando o novo edifício com o objetivo de obter a certificação DGNB Platinum. As medidas de sustentabilidade incluem:

– Utilização de águas pluviais e sistemas fotovoltaicos, implementação de energia inteligente e materiais de construção sustentáveis;

– Promoção de opções de transporte amigas do ambiente.

Se implementado, o novo edifício administrativo fornecerá instalações importantes, como cantina e praça de alimentação, salas de reuniões e áreas verdes para uso dos funcionários da Koelnmesse e para eventos de feiras comerciais.

Mesmo nesta fase inicial de planeamento, o design inclui um “conceito logístico funcional com perfeita integração no sistema global de feiras comerciais”, diz o projeto.

Resumo do potencial novo edifício administrativo:

– Cliente: Koelnmesse GmbH

– Arquitetos: Um consórcio formado por HPP Architects e ASTOC Architects e

– Área bruta: Aprox. 34.000 m²

– Localização: Área do atual Pavilhão 3

– Espaço de escritório: 500 estações de trabalho para cerca de 750 funcionários

– Início de construção mais cedo possível: 04/2026