La Pasarela: IFEMA Madrid cria projeto pioneiro na Espanha para o setor de feiras

Anúncio

“Conversar no Zoom não pode mais ser considerado um evento virtual”, apontou Hugo Albornoz, diretor geral da empresa Mediabrands Content Studio (MBCS), que desenvolveu em conjunto com a IFEMA um espaço digital altamente avançado que conectará expositores e clientes de todo o mundo.

Participa também do projeto a empresa PRG, que já foi responsável por montar a infraestrutura de grandes eventos como o Superbowl ou o Eurovision.

Esse enorme estúdio digital se chama “La Pasarela, espaço conectado”. Seu nome faz referência ao pavilhão 14.1, onde ficará em caráter permanente e onde acontece a cada seis meses a Mercedes Benz Fashion Week de Madri.

O estúdio é o primeiro do gênero a ser utilizado na Espanha no setor de feiras e congressos. Ele permitirá a produção de eventos e apresentações virtuais e híbridas. Tem capacidade para no máximo 600 pessoas e permite quatro modelos de utilização, segundo os responsáveis ​​do IFEMA.

Anúncio

A chamada “fase panorâmica” permite a realização de treinamentos, conferências, workshops, reuniões de trabalho e ações de comunicação interna.

Depois, há o chamado “estágio integrado”, que é utilizado para lançamentos de produtos, congressos, programas de televisão, cerimônias de premiação ou assembleias gerais de acionistas.

Mais complexo tecnicamente é o “palco imersivo”, cujo objetivo são eventos de gala e shows. Finalmente, o “cenário XR” é adaptado às necessidades de cada cliente de feiras de negócios.

Mas esta novidade não está apenas em uma parte do pavilhão 14.1, Graças às suas capacidades interativas ele pode se conectar diretamente com outros espaços do mundo, como os que a PRG possui nos principais centros de convenções do planeta.

O desenvolvimento desse espaço faz parte do plano de digitalização que a IFEMA optou após a chegada do coronavírus e as limitações impostas durante a pandemia em feiras e conferências presenciais. 

Dentro desta digitalização está também o desenvolvimento de poderosas plataformas que têm permitido desenvolver dezenas de congressos de forma virtual ou híbrida, como aconteceu em maio passado com a Feira Internacional de Turismo (Fitur).

O presidente do IFEMA, José Vicente de los Mozos, apontou que em três ou cinco anos, 30% do faturamento da empresa terá que vir do mundo digital.

Tecnologia semelhante à usada no Superbowl

“La Pasarela será um lugar onde marcas e empresas poderão personalizar seus eventos virtuais ou híbridos, ser originais e atingir seu público da maneira que realmente precisam”, disse Albornoz.

“Neste espaço, as marcas poderão criar um produto de qualidade do ponto de vista criativo e tecnológico para o público que está no pavilhão ou que está em casa”, acrescentou.

O CEO do IFEMA, Eduardo López-Puertas, destacou que o novo estúdio digital permite novas oportunidades de negócios.

“Com este espaço hiper conectado e interativo estamos dando um grande salto na abertura de nossas capacidades de colaboração e atendimento no campo digital, em um momento-chave da transformação do mundo dos negócios”, finalizou.