A feira anual da Specialty Equipment Market Association, que foi cancelada em 2020, prepara sua volta ao Las Vegas Convention Center entre os dias 2 e 5 de novembro.
O evento norte-americano ocupará o recém-ampliado espaço de eventos, que agora é capaz de acomodar um número maior de fornecedores, fazendo do SEMA 2021 uma edição maior e histórica.
O SEMA teve início nos anos 60 reunindo um pequeno grupo de entusiastas da velocidade, mas só cresceu através dos anos, tornando-se uma das principais feiras do mundo para mercado de reposição e fabricantes de peças originais (OEM).
Sendo uma feira comercial, a participação é limitada aos agentes desta indústria, devendo os visitantes trabalharem no mercado de reposição de equipamentos especiais.
General Motors, Ford e Chrysler já anunciaram que terão veículos personalizados em exibição na SEMA este ano. A GM terá veículos que vão desde carros esportivos a caminhões, dos carros dos anos 60 aos carros de hoje – inclusive uma gama de elétricos.
A Ford também planeja apresentar suas novidades de peças e motores elétricos. A ideia é tornar mais fácil converter um carro originalmente construído com um motor de combustão interna (ICE) em um elétrico (VE)
Até agora, uma quantidade significativa de fabricação foi necessária para tal conversão. O plano da Ford, presumivelmente para os produtos existentes da Ford, é vender um motor “bolt-in” com um processo de instalação muito mais simples.
A lista de participação publicada pela SEMA indica ainda a presença de marcas como Honda, Nissan e Toyota na feira. Talvez seja igualmente digno de nota que nenhum outro fabricante asiático e nenhum dos fabricantes europeus estará na SEMA. Isso inclui marcas conhecidas como Subaru, Hyundai, Porsche e BMW.
É importante ressaltar que ainda existem restrições de viagens do COVID-19, e algumas dessas empresas possivelmente não conseguiram obter autorização para os representantes viajarem.
No entanto, empresas de pós-venda independentes podem exibir alguns desses veículos. Outras atrações da feira são:
SEMA 2021 PRO Cup Challenge
O SEMA PRO Cup Challenge, projetado para destacar as vantagens de acessórios para novos veículos está de volta. O público-alvo desse desafio são as concessionárias de veículos novos e as do mercado de acessórios.
As regras básicas exigem mods que podem ser feitos em menos de 40 horas a um custo de menos de $ 12.500. Os juízes levarão em consideração fatores como apelo do consumidor, facilidade de fabricação e potencial de lucro para revendedores e profissionais de marketing.
Cúpula de Tecnologia de Reparo de Colisão OEM
Uma parte importante, mas negligenciada, de cada evento SEMA é o segmento dedicado ao reparo de colisões – hospedado pela Society of Collision Repair Specialists (SCRS). Embora não tenha o brilho das rodas cromadas ou do escapamento superdimensionado, consertar chapas dobradas é uma parte crítica do mercado de reposição automotivo.
O SCRS representa hoje mais de 6.000 oficinas de reparo de colisões e mais de 58.000 profissionais.
À medida que os veículos se tornaram mais complexos, o trabalho de repará-los também se tornou. Tudo, desde eletrônicos avançados a materiais modernos, como alumínio e fibra de carbono, tornam o reparo de colisões muito mais complicado.
Adicione a isso a mudança em grande escala para VEs, e você pode começar a apreciar como os funcionários da oficina precisam ser continuamente educados.
Este ano, três fabricantes de EV – GM, Lucid Motors e Rivian – vão apresentar representantes para participar de um painel de discussão.
Eles compartilharão informações sobre a exclusividade de suas plataformas VE, como elas diferem dos carros ICE e que tipos de mudanças a indústria de reparo de colisões pode antecipar conforme mais VEs ocupam as estradas.