Latam Retail Show 2024 encerra recebendo mais de 7 mil participantes

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Uma nova visão sobre a experiência do consumidor, além da realidade do varejo. Esse foi o tema central da 9ª edição do Latam Retail Show.

O evento B2B de varejo e consumo terminou na quinta-feira (19) e foi realizado no Expo Center Norte, com presença de mais de sete mil pessoas.

Os presentes tiveram a oportunidade de debater e acompanhar as principais tendências para o setor de consumo, comércio, varejo e indústria.

Durante os três dias do evento mais de 270 palestrantes, tanto nacionais quanto internacionais, apresentaram os principais cases e novidades de um dos setores que mais movimenta a economia do país.

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Ao longo do encontro, os participantes também tiveram acesso a mais de 100 horas de conteúdo, distribuídas entre as atividades pagas e gratuitas, além das mais de dez pesquisas inéditas.

Programações já conhecidas das outras edições também foram destaque, como o PL Connection e a Fashion Retail Arena, também foram destaques da edição.  

Mais uma vez o Latam Retail Show uniu cerca de 20 entidades dos setores de comércio, indústria e varejo que divulgaram um manifesto alertando sobre o rápido crescimento das apostas eletrônicas e suas consequências sociais, econômicas e de saúde pública.

O documento aponta para um aumento da adesão dessas apostas e seu impacto negativo, especialmente nas classes mais baixas, gerando comportamento compulsivo entre jovens e pessoas emocionalmente vulneráveis, levando ao endividamento e a problemas psicológicos para os apostadores e suas famílias.

“O manifesto expõe com clareza o impacto das apostas eletrônicas, especialmente nas classes mais vulneráveis”, explica Marcos Gouvêa, diretor geral da Gouvêa Ecosystem.

“Não se trata apenas de um problema de comportamento individual, mas de uma questão urgente de saúde pública e econômica. As medidas propostas no documento são cruciais para enfrentar essa realidade e proteger a nossa sociedade”, completa.

O público presente teve a oportunidade de conhecer, com exclusividade, o conceito de loja futurista.

Só no primeiro dia, mais de mil pessoas puderam conhecer toda a integração de inteligência artificial que o Shop AI Cacau Show Lab by Gouvêa Ecosystem, um espaço inovador desenvolvido em parceria entre a Gouvêa Ecosystem e a Cacau Show, que vai transformar a experiência do consumidor.

O espaço trouxe toda a sinergia da tecnologia para transformar a maneira como os consumidores interagem com as marcas, proporcionando uma experiência única, imersiva e personalizada.

“Durante o evento, vimos debates profundos sobre as transformações tecnológicas, a sustentabilidade e a importância da inovação para enfrentar os desafios de um mercado em constante evolução”, ressalta Ana Paula Rocha, diretora executiva da Gouvêa Experience.

Em mais um ano, o Latam Retail Expo foi realizado em uma parceria entre a Gouvêa Experience e a Francal, que com sua expertise e profundo conhecimento do mercado, conectou empresas e gerou negócios para o setor varejista.

Os visitantes puderam acessar gratuitamente o espaço com mais de 100 expositores distribuídos em uma área de 14.000m², apresentando inovações e soluções para o varejo.

A área gratuita teve a apresentação da 4ª edição do Fórum IDV: desenvolvendo o ESG no Varejo e Consumo.

Além disso, o espaço apresentou com o FoodBiz Summit: Tech Revolution!, que reuniu empresários renomados, startups e empreendedores do Brasil e do mundo para debater as melhoras práticas do mercado de alimentação fora do lar.

O Latam Retail Show também teve o PL Connection, promovido pela Amicci e a Francal, que atraiu os principais players do mercado de marcas próprias.

“O Latam Retail Show nos proporcionou uma visão renovada e estratégica sobre a experiência do consumidor e a dinâmica do varejo”, destaca Fernando Ruas, CEO da Francal.

“Em um cenário de constante transformação, é essencial discutir as tendências que estão moldando o futuro dos setores de consumo, comércio e varejo, para garantir a competitividade e a inovação das empresas brasileiras”, acrescentou.

“Na Francal, contamos com uma vertical inteiramente dedicada ao segmento, com foco em entender a essência do varejo e assegurar que as soluções necessárias para o engajamento do setor estejam presentes a cada ação”, concluiu.  

PESQUISAS INÉDITAS

Outro grande momento do Latam Retail Show, foi a apresentação das pesquisas, com destaque a 5ª edição do “Consumidor do Amanhã” realizando pela Mosaiclab.

Além disso, outros nove estudos foram apresentados:

– Impacto do ESG nas Decisões dos Consumidores, desenvolvida pelo IDV;

– “Oportunidades e Desafios do Retail Media para Marcas e Varejo”, elaborada pela Mastercard; Panorama do Consumo – Black Friday 2024, realizada pela Globo;

– Evolução do Mercado de Criadores para Marcas, desenvolvida WGSM; O Novo Consumidor de Conteúdo e Publicidade na TV, realizada pela Samsung;

– Estudo GAD Insights: A Era do Overbranding, realizada pela GAD; e Mercado de Vestuário no Brasil: Cenários, Comportamento de Consumo e Desafios das Marcas, elaborada pela IEMI .

PREMIAÇÃO COM CATEGORIA VAREJO

Durante o evento, foi realizada, em parceria com a Solucx, a premiação EXPERIENCE AWARDS RETAIL 2024, que reconheceu as empresas com o melhor NPS do Brasil na área de varejo.

O Experience Awards Varejo avaliou 466 marcas em 21 categorias varejistas e ouviu mais de 440 mil consumidores para identificar as mais bem avaliadas pelos clientes.

As marcas vencedoras de cada categoria foram:

Academia: Panobianco

Aplicativos de delivery: Ifood

Atacado e Varejo: Assaí atacadista

Beleza e Cosméticos: O Boticário

Cafeterias e Sobremesas: Cacau Show

Casa e Decoração: Ortobom

Cinemas: Kinoplex

Conveniência: Americanas

Drogarias: Drogasil

Eletromóveis: Magalu

Fastfood: Burguer King

Franquias: O Boticário

Marketplaces: Amazon

Materiais de construção: Leroy Merlin

Moda: Lupo

Óticas produto: Ray-Ban

Óticas serviços: Ray-Ban

Pet: Petlove

Restaurantes: Outback

Shoppings: Iguatemi Bosque

Supermercados: Supermercados Guanabara