Em fevereiro, a Leipziger Messe recebeu mais uma vez o renomado selo Green Globe em reconhecimento às suas práticas sustentáveis na Alemanha.
A recertificação representa 15 anos de compromisso comprovadamente sustentável, já que a Leipziger Messe foi certificada pela primeira vez de acordo com os padrões do Green Globe em 2009.
Desde então, medidas ao longo de toda a cadeia de valor são continuamente desenvolvidas e implementadas, abrangendo aspectos como gestão sustentável, aspectos sociais/econômicos e ambientais.
Isso também é evidente ao observar atentamente os eventos ocorrendo no centro de convenções e exposições da Leipziger Messe.
Em termos de responsabilidade ecológica, a Leipziger Messe visa preservar recursos e lidar conscientemente com energia, água e matérias-primas finitas.
A iluminação de LED, por exemplo, é amplamente utilizada na venue, devido aos seus benefícios de eficiência energética, economia de custos, longa vida útil, baixa manutenção e capacidade de reciclagem.
Todos os restaurantes do pavilhão foram convertidos, substituindo a iluminação existente por luminárias de LED embutidas no teto e por spots de LED.
Alinhada aos objetivos da cidade de Leipzig, a empresa do grupo tem como meta tornar suas operações neutras em CO2 até 2040, no mais tardar.
Desde 2023, a empresa adquire 100% de sua eletricidade de fontes renováveis. Por meio de um sistema próprio de energia solar fotovoltaica instalado nos telhados, cerca de 15% das necessidades de energia do local da feira podem ser atendidas no futuro.
Sua empresa de catering, a fairgourmet, também valoriza o uso responsável dos recursos. Uma das ações para reduzir ao mínimo o desperdício de alimentos é, por exemplo, que durante as feiras abertas ao público alimentos e bebidas são oferecidos a preços reduzidos uma hora antes do término do evento.
Em 2021, a Leipziger Messe assinou o compromisso com a iniciativa Net Zero Carbon Events comprometendo-se a tomar medidas concretas para reduzir suas emissões de CO2.
Além disso, a empresa comprometeu-se com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.
Esses objetivos de desenvolvimento sustentável servem como princípios orientadores para combater desafios globais como pobreza, injustiça social, mudanças climáticas e degradação ambiental.
Na implementação concreta e alinhada ao seu core business, a Leipziger Messe concentra-se em seis dos ODS, incluindo:
– “Energia acessível e limpa”, “Trabalho decente e crescimento econômico”, “Consumo e produção sustentáveis” e “Ação contra a mudança climática”.
Suas medidas e metas de sustentabilidade foram resumidas sob o lema “Crescer em Equilíbrio”.
Em 2018, a Leipziger Messe obteve o status “Ouro” como parte da certificação Green Globe, concedida a candidatos que demonstram certificação regular e melhorias contínuas em práticas sustentáveis.
Com a recertificação em 2023, veio a distinção de “Membro Platina”. Este status não é concedido automaticamente após o cumprimento de todos os requisitos básicos, mas é baseado em uma avaliação do desempenho geral do membro nos últimos dez anos.