Lições de empreendedorismo, superação e atitudes para mudar o Brasil durante o Like The Future

Anúncio

Roberto Lima, presidente da Natura e do LIDE CIDADANIA; Eduardo Lyra, fundador do Instituto Gerando Falcões e presidente do LIDE EMPREENDEDORISMO SOCIAL; e José Junior, coordenador do AfroReggae; compartilharam suas experiências com os participantes da primeira edição do ano do LIKE THE FUTURE, evento realizado quarta-feira (18), pelo LIDE FUTURO, presidido por Patrícia Meirelles. Lyra iniciou sua palestra fazendo uma reflexão sobre o atual cenário brasileiro. “Se a situação do País não melhorar, o índice de desemprego aumentará e a realidade do morador da periferia ficará pior ainda”, explicou Eduardo.

“É preciso ter ousadia e coragem para afirmar que nada e nem ninguém destruirá o Brasil”, afirmou Edu Lyra. O jovem pediu licença aos convidados para utilizar termos típicos da periferia, de onde ele vem, para explicar como tem feito um trabalho que faz diferença. “Vou compartilhar com vocês três frases oriundas da comunidade. A primeira é ‘tamo junto’, ou seja, é hora de todos estarmos juntos, apesar do planalto, apesar da política, apesar da vergonha da Petrobras”.

“A segunda ‘é tudo nosso’. Ao me convidar para participar do LIDE, o João Doria Jr. me abriu portas e me permitiu estar com pessoas que têm essa visão de que é possível compartilhar nosso melhor, inclusive o conhecimento”. Por fim, a terceira: “é nóis”. “Se não formos nós, quem será então? Não podemos ficar esperando por alguém, por alguma coisa, temos que nos jogar e fazer acontecer”, finalizou Lyra.

Segundo Roberto Lima, presidente do LIDE CIDADANIA e da Natura, ao formar-se em Administração Pública acreditava ser possível melhorar a vida das pessoas, atuando na área pública. Após alguns anos, descobriu que o processo é muito complexo e que era possível fazer essa diferença trabalhando no setor privado. “Acredito que, a cada dia, temos a oportunidade de fazer o que queremos. A escolha do problema a ser solucionado é o primeiro passo”, afirmou.

Anúncio

“Ouvir nossos stakeholders é fundamental para manter a solidez e credibilidade do nosso negócio. Voltar-se para a sociedade é um ato de empreendedorismo. É colocar o objeto social da empresa da maneira mais ambiciosa possível e isso é o que faz a diferença. A transparência é a base da relação com todos os públicos: colaboradores, clientes, fornecedores, concorrentes, imprensa e governo”, finalizou Lima.

“O que eu mais quero é colaborar com essa mudança”, afirmou José Jr. do AfroReggae. “Criamos a primeira agência no mundo para reintegrar pessoas que não teriam oportunidade alguma de voltar à sociedade. Aqui em São Paulo, por exemplo, temos seis mil jovens em situação de risco, que não podem ser mantidos na Fundação Casa. Resolvi ajudar. Como gosto de desafios, vou trabalhar com os 180 jovens considerados casos perdidos”, finalizou Jr.

“Estamos muito felizes por começar o ano com LIKE THE FUTURE, em pleno momento de mudanças do Brasil”, afirmou Patrícia Meirelles, presidente do LIDE FUTURO.  “Essa nova geração quer fazer a diferença, quer colaborar, e esse é o perfil do jovem do LIDE Futuro”, concluiu.

Segundo João Doria Jr., o líder tem que ser humilde, saber ouvir. “Quando se soma forças, coloca gente boa junto, o resultado é sempre positivo”, declarou.

 

Startups

Em todos os seus eventos, o LIKE THE FUTERE apresenta projetos de jovens empreendedores que, ao final do ano, concorrem ao PRÊMIO STARTUPS. O primeiro da noite de Alessandra França, fundadora do Grupo Pérola, banco de microcrédito para empreendedores da base da pirâmide. O nome da empresa foi inspirado no processo que a pérola passa até se transformar em uma joia.

Já para Felipe Sohara, fundador do projeto Arca, que além de retirar os moradores de rua, também os auxilia na reinserção na sociedade, cada um pode fazer um pouco para melhorar a condição de vida dos menos favorecidos. Em 2013, foram arrecadados R$ 600 mil para as atividades do projeto.

A terceira startup da noite foi o aplicativo Colab. Uma rede que busca facilitar a intermediação de denúncias de problemas da comunidade, como por exemplo, buracos na via pública, para as autoridades competentes. Aproximadamente 60% das pessoas que postam queixas têm o problema resolvido.

O evento, uma iniciativa do LIDE FUTURO e realização do GRUPO DORIA, contou com a chancela de importantes marcas. 3M, INOVALLI e VMX 360 foram os patrocinadores. Entram como fornecedores oficiais: ANNA QUAST ARRUDA RICKY ARRUDA FOTOGRAFIA, ANSEVEN, APECATU PRODUÇÕES, ART TRUSS, CDN, CONTENT4LEADS, DISARONNO, ECCAPLAN, ENROLADO & GRANULADO, GRAFITE VIRTUAL, GRUPO GODOY, HZ BUFFET, IGOR CUNHA, LOG & PRINT, PURPLE COW, MGI, MK, ROYALPIXEL, SALTON, TOK TAKE, UMOV.ME e VIFRAN. VILLA BISUTTI, LIDE CONTEÚDO e UMM ARQUITETURA DE INTERIORES foram os apoiadores. Suporte da FGV. BAND NEWS, RÁDIO BANDEIRANTES, GRUPO RADAR, OCA COMUNICAÇÃO, PROMOVIEW, PR NEWSWIRE, REVISTA LIDE, TV GUARULHOS e TERRA foram os mídia partners.