Anúncio
Início Blogs Roberta N Yoshida LIGANDO OS PONTOS

LIGANDO OS PONTOS

Anúncio

Ao fazer uma reflexão sobre este momento de retomada da economia, ao menos no estado de SP, e o reinício das atividades das feiras de negócios, me lembrei do discurso de 2005 amplamente divulgado do Steve Jobs para formandos da Stanford University. Ideias e explanações com mais de 16 anos, mas que retratam muito bem o momento atual do setor de feiras de negócios.

Na primeira parte do discurso Jobs fala sobre ligar os pontos. Quem nunca brincou de ligar os pontos para formar uma imagem, não é? Pois é, não é uma atividade muito difícil ou requer grandes habilidades, mas nos esquecemos que muitas vezes o simples é o mais complicado e difícil de se fazer. Então, talvez seja o momento de ligarmos os pontos, coisas que aprendemos no passado para aplicar no futuro, no caso no hoje. “É impossível conectar os pontos olhando para o futuro, você só pode ligá-los ao olhar para o passado”, Jobs.

Outro trecho marcante é quando faz a analogia entre ganhos e perdas. Assim como Jobs fala que ter sido demitido da Apple, empresa que ele mesmo criou, pode ter sido a melhor coisa que lhe aconteceu, penso o mesmo sobre esse reinício para o setor de feiras de negócios. As promotoras se reinventaram, estão mais criativas, mais proativas no sentido de geração de negócios e olhando com mais carinho para os expositores. E assim, penso, que muitas outras empresas puderam rejeitar a parte que não era tão nobre, a parte pesada e engessada, com vícios de eras antigas e ultrapassadas, e passaram a adotar novas práticas e modelos de negócios mais eficientes com mais transparência e personalidade. A paralisação de mais de 16 meses pode ter motivado uma criatividade e vontade de inovar em um setor que estava fazendo o mesmo há anos.

E por último, Jobs fala sobre a morte. É a única certeza que temos na vida. É a única coisa que nos faz mudar e pensar sobre o novo, em fazer o diferente. “Não se limite a viver a vida dos outros, ou caia em armadilhas em viver sob dogmas, ou em ser o resultado dos pensamentos dos outros”, finaliza Jobs.

Anúncio

Então, deixo uma pergunta para você. E se hoje fosse seu último dia de vida? O que você faria por você?

Faça algo por você todos os dias.

Para quem quiser relembrar o discurso, aqui está o link.

Anúncio

SEM COMENTÁRIOS

Sair da versão mobile