Ligia Amorim traz a debate o mercado de eventos durante o 5º Fórum do Setor de Feiras e Eventos (ESFE)

Anúncio

O Encontro se confirma como o principal palco de debate do mercado de eventos e turismo de negócios.

Nesta terça-feira (23/02), o Grupo Radar de Comunicação realizou em paralelo ao ESFE a 5ª edição do Fórum do Setor de Feiras e Eventos. Foi um dia intenso de debates, que contou com palestras de Ligia Amorim, Diretora-Geral da NürnbergMesse Brasil e 1ª vice-presidente do capítulo América Latina da UFI – The Global Association of the Exhibition Industry, Carlos Arthur Nuzman, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016 e Luiz Carlos Mendonça de Barros, um dos mais renomados economistas do Brasil.

Ligia Amorim iniciou as atividades do fórum com o 1° painel, dedicado a feiras e eventos, que teve como tema: “Por que feiras em tempos de crise?”. Ligia mostrou aos participantes porque a participação em feiras de negócios é a melhor opção em momentos de instabilidade financeira. Em sua apresentação, a Diretora-Geral da NürnbergMesse Brasil trouxe uma abordagem sobre a travessia atual brasileira, as vantagens competitivas do país e as oportunidades de mudanças comportamentais e criativas que as crises econômicas apresentam.

Outro ponto abordado foi à questão ética do mercado, onde os debatedores do painel: Damien Timperio, diretor geral do São Paulo Expo; Paulo Ventura, diretor superintendente do Expo Center Norte; Jean-François Quentin, presidente da UBM Brazil; Marcelo Vital Brazil, presidente do conselho de administração da UBRAFE; e Juan Pablo de Vera, presidente Reed Exhibitions Alcantara Machado, fizeram questão de participar e deixar suas opiniões, ressaltando importância da concorrência leal e da complementação dos serviços entre: órgãos setoriais, promotoras e fornecedores. A estrutura dos pavilhões nacionais e a nova concorrência que foi criada neste setor também entraram em voga, principalmente em relação à ética e transparência.

Anúncio

A executiva ainda trouxe para sua apresentação um estudo realizado pela UBRAFE – União Brasileira dos Promotores de Feiras, com informações relevantes como o número de eventos no Brasil em 2016 e os mais de 50 segmentos em 32 setores da economia que serão movimentados pelo setor este ano. Relevou também dados que mostram um mercado estagnado, mas que deverá manter um crescimento positivo, previsão de 4%, até 2019, impulsionado pela crescente participação internacional, a estabilização dos preços, o desenvolvimento de subjacentes indústrias e o um novo mercado de feiras que vem nascendo fora de São Paulo.

Ao final, os participantes do painel, representando o setor, se prontificaram a reivindicar junto aos órgãos governamentais mais representatividade e melhores custos para expositores e visitantes, mostrando que mesmo em um cenário de forte concorrência, pode e deve existir a união.

O evento teve como moderador o jornalista e CEO do Grupo Radar, Octávio Neto, que afirma: “Sinto que cumprimos nosso papel. Trouxemos os principais protagonistas do mercado para debaterem e nortearam como serão os próximos anos para o setor de eventos”, conclui o empresário.

Sobre o Encontro do Setor de Feiras e Eventos
O Encontro do Setor de Feiras e Eventos (ESFE), um dos principais encontros sobre o setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos do Brasil, promovido pelo Grupo Radar de Comunicação. O ESFE pretende promover ideias criativas, reunir líderes e abordar o crescimento do setor de Turismo de Negócios, baseando-se em três importantes pilares: Relacionamento, Geração de Negócios e Conteúdo.

Sobre o Grupo Radar de Comunicação
Comandado pelo publicitário e jornalista Octavio Neto, o Grupo Radar de Comunicação é uma empresa multimídia, focada no setor de Turismo, Feiras de Negócios e Eventos.  Há mais de 20 anos atuando nestes setores, o Grupo Radar de Comunicação é uma plataforma eficiente de informação e geração de negócios através de importantes ferramentas como: Radar Television (programa que vai ao ar todas às segundas, às 23h, na Rede CNT);  Radar Magazine (revista bimestral e bilíngue que apresenta as novidades das Feiras de Negócios que acontecerão em seus meses de circulação e notícias do mundo corporativo); Portal Radar (notícias quentes sobre Turismo de Negócios); Encontro do Setor de Feiras e Eventos (evento nacional de relacionamento que conta com exposição, ciclo de palestras e homenagens) e o International Trade Fairs and Events Meeting (evento internacional de relacionamento que já foi realizado por duas vezes em Orlando (EUA), República Dominicana e Aruba).

Conheça mais sobre nossas plataformas acessando nossos canais na internet: www.portalradar.com.br – https://issuu.com/revistaradarmagazine e  www.facebook.com/gruporadarcomunicacao.

Sobre Octavio Neto
O publicitário e jornalista Octavio Neto, é um dos pioneiros na cobertura jornalística de feiras de negócios. Em mais de 21 anos de atuação neste segmento, já visitou 5.000 feiras e outros 3.000 eventos, acumulando cerca de 27 mil entrevistas com empresários, organizadores e autoridades públicas.
Em 1993 e 1994, percebeu um ramo até então inexplorado na televisão: a cobertura de feiras de negócios. O que o fez criar em 1995 o Radar Television. Desde então o programa nunca mais saiu do ar e foi transmitido por diversas emissoras e atualmente está na Rede CNT, todas as segundas a partir das 22:50 horas. Do Radar Television nasceu o Grupo Radar de Comunicação.

Informações para imprensa:
MM Agência – (11) 2769-7743
Elaine Mandarino – [email protected]  Tel: (11) 99113-7122
www.mmagencia.com.br