Após um hiato de um ano devido à pandemia de Covid-19, a New York Comic Con (NYCC) voltou ao Javits Convention Center – em Nova York -, entre os dias 7 a 10 de outubro de 2021.
Este ano cerca de 150 mil fãs compareceram ao longo do evento de quatro dias. Uma redução de cerca de 100 mil visitantes em comparação à 2019.
Nada que fugiu à expectativa da ReedPop – organizadora do evento – que precisou implementar diversas medidas e protocolos para garantir a segurança e saúde de todos.
Os protocolos de segurança do ReedPop determinaram, por exemplo, que todos os fãs presentes fossem vacinados e usassem máscaras o tempo todo.
Todos os fãs presentes tinham que mostrar um cartão de vacinação (com identidade), a fim de obter uma pulseira verde que lhes permitiria entrar no prédio.
“É ótimo estar de volta, a NYCC foi tranquila e os protocolos de saúde e segurança foram implementados”, afirmou a diretora do evento, Kristina Rogers.
“Ter a comunidade aparecendo e apoiando nossas políticas tão bem quanto o fizeram foi a verdadeira chave, o uso de máscaras tem sido excelente”, completou.
O número reduzido de fãs foi mais aparente no sábado, geralmente o dia mais lotado da Con. Apesar da redução, ainda havia multidões substanciais de fãs vagando pelo chão do pavilhão e áreas do saguão, todos emocionados por estarem de volta ao evento.
A NYCC contou com muitos de seus expositores, eventos e apresentações habituais, com exceção das principais revistas em quadrinhos e editoras de livros.
Todas as grandes editoras de quadrinhos, como as Big Two (DC e Marvel), e grandes editoras de livros comerciais de Nova York como Abrams, HarperCollins, Penguin Random House, Simon & Schuster e Macmillan, estiveram ausentes da exposição.
Seus espaços ocupados por uma série de editoras de quadrinhos independentes que aproveitaram a chance de assumir posições de destaque na NYCC.
De acordo com Rogers do ReedPop, Artist Alley foi expandido em dois corredores para aderir aos protocolos.
Os eventos presenciais na New York Comic Con 2021 foram aumentados por uma lista completa de painéis virtuais chamados Metaverso. Quem adquiriu os ingressos da NYCC receberam acesso a painéis selecionados e puderam comprar acesso digital de outros.
O lado digital das coisas tem sido ótimo. Publicamos mais de 175 painéis online, que de outra forma não teriam sido vistos por tantas pessoas, apenas pelos presentes fisicamente”, apontou Mike Armstrong, VP de novas iniciativas da ReedPop.
Armstrong disse que os painéis de três salas principais foram transmitidos ao vivo e o resto estava disponível on demand para portadores de ingressos digitais e membros do Metaverso.
Até agora, o público internacional de assinaturas e ingressos digitais está superando 15% do público.