A partir de 6 de setembro pessoas totalmente vacinadas poderão participar de eventos como shows e festivais em Malta, anunciou Chris Fearne, ministro da saúde do país.
A capacidade será inicialmente restrita a 100 pessoas, em uma decisão tomada após discussões com a Malta Entertainment Industry and Arts Association, que tem feito campanha para permitir que os eventos sejam retomados.
Fearne disse em coletiva de imprensa que mais detalhes e diretrizes serão anunciados nos próximos dias. Será a primeira vez que eventos deste tipo serão permitidos desde março de 2020.
Desde a última partir de segunda-feira, a limitação de pessoas que podem assistir aos “eventos sentados” passou de 300 para 500 pessoas.
Os casamentos devem continuar a obedecer às regras do protocolo de assento se forem abertos a convidados não vacinados.
Casamentos restritos a pessoas totalmente vacinadas podem aderir ao novo protocolo de “eventos em pé”, desde que sejam limitados a 100 participantes.
Fearne também disse que Malta atingiu uma taxa de vacinação COVID-19 de 90%. Até o momento, cerca de 792.000 doses de vacina foram administradas a pessoas com 12 anos ou mais.