A Arena Manaus, no Amazonas, foi palco de “show piloto” para quase 3 mil pessoas no último final de semana.
O evento teste, que contou com show do cantor Tierry e atrações locais, têm como objetivo avaliar o potencial de transmissão do novo coronavírus em ambientes controlados.
Os participantes foram divididos em blocos, com 9 pessoas em cada, e fizeram testes de Covid em até dois dias antes da realização do show. Os participantes também serão monitorados pelos próximos 14 dias.
A testagem foi realizada em 2.785 pessoas, sendo 2.445 do público e 340 membros da equipe de apoio técnico. A iniciativa contou com a participação de especialistas da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas e da secretaria de Saúde do estado.
Segundo o governo do Amazonas, foram identificados apenas dois casos positivos de Covid-19 entre o público. As pessoas foram orientadas a voltar para casa e permanecer em isolamento por um período de dez dias.
O teste é uma das exigências para o acesso ao evento, que também conta com a obrigatoriedade de apresentação do comprovante de vacinação.
Ao menos 200 pessoas tiveram o acesso negado ao evento por falta da vacinação. O evento piloto foi o primeiro teste com público, após 18 meses de interrupção das atividades por conta da pandemia.
De acordo com o governo do Amazonas, a iniciativa é um dos primeiros passos para a retomada das atividades culturais no estado e deve servir de base para estudos dos órgãos de controle em saúde sobre a realização de grandes eventos.